Fábrica mais produtiva da GM no mundo, Gravataí alcança 4 milhões de unidades. E pensar que perdemos a Ford

Colaboradores da GM e autoridades celebram o feito de 4 milhões de unidades produzidas em Gravataí (RS)
A unidade da GM de Gravataí (RS) alcançou a marca de 4 milhões de unidades produzidas. O feito  foi atingido rapidamente após as 3,5 milhões de unidades registradas em julho de 2018.

Após o início da produção do Celta há 20 anos, a fábrica da GM no Rio Grande do Sul recebeu três grandes investimentos para sua expansão. O primeiro deles, em 2006, a linha de produção atingiu capacidade para 230 mil automóveis/ano (lançamento Chevrolet Prisma); em 2010, quando elevou a produção para 350 mil veículos/ano (Projeto Onix) e em agosto de 2017, quando foi anunciado um investimento de R$ 1,4 bilhão no complexo.

Segundo a GM, atualmente o Complexo Industrial Automotivo de Gravataí é a mais produtiva da empresa no mundo, hoje operando em três turnos e entregando mais de 60 unidades por hora. A planta é a responsável pela produção do Onix e do sedan derivado Onix Plus.

Com novas tecnologias de manufatura, o complexo de Gravataí recebeu um novo prédio de injeção de polímeros, onde é realizado o processo de moldagem de para-choques. Além disso, destaca a GM, muitos processos da fábrica foram digitalizados, como as simulações de volume de produção da linha. Também foram instalados softwares de controle de produção que programam o mix de modelos diretamente para a linha de produção, o que traz agilidade e reduz a necessidade de grande volume de estoque. Outro software integra os sistemas que controlam os parâmetros de produção de acordo com os sistemas de qualidade, garantindo que cada parafuso tenha o torque exato, por exemplo.

POSTAGENS MAIS VISITADAS