Plano gaúcho de distanciamento entra em vigor

Capa site distanciamento


O governo do RS apresentou, neste sábado (9/5), a consolidação do chamado Distanciamento Controlado. O Decreto 55.240 estabelece o modelo que será publicado no domingo e passa a valer oficialmente a partir da 0h de segunda-feira (11/5) em todo o território gaúcho.
Baseado na segmentação regional e setorial, o Distanciamento Controlado prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas. É um sistema robusto abastecido por indicadores e variáveis bem consolidadas para dar um resultado tecnicamente eficiente para dar base a decisões dos gestores públicos e autoridades da saúde.
O modelo de distanciamento envolve duas dimensões: regional e setorial. Os dados desses dois segmentos são cruzados para definir o risco epidemiológico e o nível do distanciamento exigido em cada uma das 20 regiões e em cada um dos 12 grupos de atividades econômicas definidos.
O monitoramento será diário, mas a atualização da bandeira ocorrerá semanalmente, divulgada sempre aos sábados, valendo para a semana seguinte.
Cada região será avaliada por meio de 11 indicadores consolidados em dois grandes grupos com pesos iguais na definição final:
• propagação (velocidade do avanço, estágio da evolução e incidência de novos casos sobre a população);
• capacidade de atendimento (capacidade de atendimento e mudança da capacidade de atendimento).
Conforme o grau de risco calculado com pesos diferenciados para cada indicador, as regiões recebem uma cor de bandeira.
Todos os finais de semana o governo do RS, roda o modelo, que é abastecido com os dados da semana em cada região,e aí se tem o resultado do momento para mudar ou não as orientações e os protocolos.
Basta acessar o site para conferir: https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br


SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment