Todeschini – A arte de se reinventar


O editor teve o privilégio de receber do empresário José Eugênio Farina um exemplar do livro “Todeschini – A arte de se reinventar”. Editado por Gustavo Guertler, o livro relata, a história da Todeschini. Desde a fábrica de gaitas ao pioneirismo na fabricação de cozinhas moduladas, passando pelo trágico incêndio que destruiu a fábrica em 1971, mesmo ano em que José Eugênio Farina assumiu a gestão da empresa, até a sua reconstrução e constante renovação. Todos os desafios e superações são descritos de forma emocionante na obra.

A obra tem capítulos cheios de momentos inesquecíveis e grandes lições, de uma empresa que nasce e renasce, cresce e se reinventa. Lições como a que Geninho ensina na contracapa: Uma máquina você fica com ela a vida inteira se quiser. Você instala ela , cimenta no piso e pronto: ela não sai mais do chão. Mas com um ser humano não é assim. Você não segura uma pessoa pelo cabresto. Você segura ela peça confiança que ela tem em você. E, na verdade, você não segura ninguém. Ela é que faz questão de ficar, porque acredita em você”.
---------------------------
60 anos de Lourdes e José Eugênio

Aliás dia 29 de maio Geninho e Dona Lourdes recepcionam amigos, convidados, familiares e funcionários para a comemoração de 60 anos de casamento nas dependências do clube Ipiranga. Outra lição de vida que se mistura com a história dos 70 anos da Todeschini.
-----------------------------------------
Você gaúcho vai voltar a ouvir “Em Brasília 19 horas”

Fruto de um Estado autoritário, preocupado com o controle das informações passadas para o grande público, a obrigatoriedade das emissoras de rádio em transmitirem a voz do Brasil em horário único (19hrs) é um ato inconcebível. Os gaúchos que até a última sexta-feira podiam se sentir orgulhosos por não serem obrigados a ouvir as notícias e informações da chapa branca em um único horário, agora voltam a conviver com a obrigatoriedade da transmissão da Voz do Brasil no horário das 19hs às 20hs. A Voz do Brasil neste horário, derruba com o rádio comercial, faz com que boa parte da audiência e dos anunciantes migre para outros veículos e provoca aumento de custo para as emissoras e perda de faturamento. Mais do que isso, a obrigatoriedade configura atentado à liberdade de radiodifusão das rádios comerciais e ao direito à informação dos cidadãos.

A população brasileira não deve ser obrigada no horário das 19hs às 20hs a contar com uma única programação radiofônica no País. Isto é inconcebível em um moderno Estado Democrático de Direito como é o caso do Brasil.

A obrigatoriedade da Voz do Brasil faz mal ao próprio programa oficial. Se não fosse assim talvez se tornasse mesmo uma outra fonte de notícias.
---------------------------------------------------
Prefeituras o paraíso da empregabilidade

Quem quer um empreguinho público? Quase todo mundo responderia que sim. E praticamente todas as prefeituras tornaram-se porto seguro para quem anda desesperado nadando atrás de um emprego.

Número de servidores municipais tem alta recorde, diz IBGE. As 5.565 cidades brasileiras empregavam, em 2009, 5.686.393 funcionários públicos - 3% da população do País, estimada em 191.480.630 habitantes -, segundo a Pesquisa de Informações Básicas Municipais - Perfil dos Municípios Brasileiros 2009 (Munic 2009), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O contingente de servidores aumentou 9,7% sobre 2008.

O maior parte dos empregados públicos municipais era estatutária: 62,2% do total, ante 63,5% em 2008. Também cresceu a participação dos funcionários sem vínculo permanente, de 15,4% para 16,8%. Mais da metade das prefeituras, 2.968, equivalente a 53,3% do total, tinham feito concurso público nos 24 meses que antecederam a pesquisa.
----------------------------------
Belo exemplo

Um bom exemplo de como a nova lei da transparência, que foi sancionada pelo governo federal no ano passo, prevendo a obrigatoriedade da divulgação dos gastos previstos e realizados nos orçamentos da União, estados, Distrito Federal e municípios é de extrema valia para o cidadão é o caso do município de Veranópolis. A partir de agora, a comunidade de Veranópolis pode conferir as contas de celulares dos gestores da Prefeitura da cidade. No site da prefeitura municipal, o serviço mostra os números e os respectivos gastos. O primeiro período publicado é do mês de abril desse ano. Pelo informado a Prefeitura possui 40 linhas de telefone celular e gasta é R$ 2.500. Muito? ou Pouco? Bem pelo menos agora temos números oficiais para debater.

Publicada em 28 de maio de 2009, a lei estabeleceu prazo de um ano para Estados e municípios com mais de 100 mil habitantes se adaptarem às regras. E de quatro anos para municípios de até 50 mil habitantes. Do contrário de pelo menos 18 das maiores prefeituras gaúchas, mesmo sem precisar Veranópolis dá exemplo.

Mas há ainda aqueles que insistem em esconder o jogo. Em São Paulo, por exemplo , são pelo menos 100 ações na justiça onde liminares tentam impedir que informações, como por exemplo , dos nomes, cargos e salários dos 147 mil servidores municipais estejam na internet. A justiça até já deu ganho de causa os servidores sob o argumento de que o Executivo invadiu a esfera pessoal das funcionárias, colocando dados pessoais de suas vidas para consulta pública, em meio à violência que toma conta do País. Ora não é bem assim. Quem vai querer assaltar o pobre funcionário público. A menos que o funcionário público não tenha um salário tão pobre assim.

De qualquer forma o governante que quiser ser mais eficiente deverá implantá-la o mais cedo possível, porque, se não o fizer, a Lei da Transparência também criou a possibilidade de qualquer cidadão, partido político, associação ou sindicato denunciar, ao respectivo Tribunal de Contas e ao órgão competente do Ministério Público, o descumprimento das prescrições nela estabelecidas.

Tomara que tudo comece a funcionar logo.
----------------------------------
Salton

1300 fornecedores de uva, matéria prima da Salton, comemoram o centenário da vinícola em um almoço festivo na sede em Tuiuty. Para homenageá-los a Salton entregou duas placas especialmente feitas para a data ao mais antigo produtor de uvas e que também contribuiu com o maior volume da fruta nos últimos cinco anos, Luiz Schutkovski. O evento contou ainda com a presença do cantor Rui Biriva.
-----------------------------------
Paulo Caleffi é reeleito secretário-geral da CIT


Pelo carisma, competência e credibilidade o executivo da TBL Transportes de Bento Gonçalves, Paulo Vicente Caleffi foi reeleito secretário-geral da Câmara Interamericana de Transporte (CIT), entidade que congrega 19 países das três Américas. Natural de Bento Gonçalves, Caleffi é diretor da Confederação Nacional de Transportes (CNT), vice-presidente para Assuntos Internacionais da Associação Brasileira de Transportes de Cargas (ABTC) e presidente da Federação das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Estado do Rio Grande do Sul (FETRANSUL).
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment