Affemaq
As Indústrias gaúchas associadas da Associação dos Fabricantes de Ferramentas e Máquinas para a Indústria Moveleira (Affemaq) participam da Formóbile em São Paulo de forma individualizada. A entidade não conseguiu espaço suficiente para acomodar todas em um único local.
Mesmo assim a entidade mantém um estande institucional na feira para divulgar os associados e as ações do grupo. Estão na Formóbile as associadas da Affemaq,Lidear Máquinas do Brasil, Wirutex do Brasil, Metalúrgica Basso, Projepack Máquinas para Embalagens, Hiller Equipamentos Mecânicos, Maquimóvel Máquinas e Equipamentos PCR , Akeo, Aspersul, entre outras.
Impulsionado pelo Sebrae no Rio Grande do Sul e parceiros, a entidade tem promovido ações comerciais em importantes feiras do setor e em ações inéditas com as mostras realizadas nos pólos moveleiros de Ubá(MG) e em Brasíla. Em Setembro a entidade promove uma mostra de produtos em Mirassol (SP).
A participação nas feiras também possibilita a entidade em nível institucional manter contato com outras associações e com demais entidades ligadas ao segmento moveleiro das mais diversas regiões do país.
As relações estabelecidas contribuem para as próximas ações do grupo, visando formar novas parcerias e desenvolver ações que possam trazer vantagens para ambas as partes.
----------------------------------
Bigfer
Lidear
Renner Sayerlack
Sudati
Fundado em 1998, o Grupo Sudati é um dos principais fornecedores de chapas e compensados para as indústrias moveleiras. Com cinco parques industriais no estado do Paraná, em 2008 iniciou a produção de MDF em sua nova fábrica em Otacílio Costa. Com área de 120mil mts2 de parque fabril, sua meta é produzir 220 mil m3 de chapas por ano.
-------------------------------
Assédio dos estrangeiros a empresas nacionais é grande
A indústria de madeira-móveis está entre os setores da economia brasileira que vem atraindo capital estrangeiro para o País. No segmento de máquinas por exemplo, muitos grupos internacionais associaram-se a fabricantes brasileiros e produzem maquinário com alto valor agregado competindo diretamente com a industria nacional. Há fabricantes brasileiros de máquinas que na Formóbile já receberam propostas para estabelecer parceria com grupos estrangeiros. O assédio é grande. A maioria afirma que a abertura da economia brasileira colocou o empresariado diante de um dilema: encolher a companhia e resignar-se a um papel de pouco destaque no mercado ou vendê-la para um grupo mais forte. A segunda opção, em muitos casos, parece a melhor alternativa.
-----------------------------------------------
Linhas de Financiamento Finame impulsionam o setor
Tecidos
Tem tecidos aromatizados, tecido com Neon, que brilha no escuro e feitos com fibras naturais como o coco, tendências que prometem inovar o mercado têxtil.
A Temar apresenta os novos aromas de camomila, erva doce e mamy para sua linha de tecidos aromatizados, e duas grandes novidades: o tecido Neon, que brilha no escuro e o Cocona Natural Tecnology, tendências que prometem inovar o mercado têxtil.
“O Cocona é uma patente Norte Americana e nós estamos homologados para usar essa tecnologia de aproveitar as cascas do coco que são trituradas, queimadas e introduzidas no polímero do poliéster, ou seja, o poliéster fica com propriedades do carvão ativado, que proporciona eficácia no processo de resfriamento natural, absorvendo e distribuindo a umidade na superfície do tecido, que evapora muito rápido”, relata Eric Martins, Diretor da Temar.
O tecido da linha Cocona é indicado principalmente para o ramo de hotelaria, na fabricação de cortinas, colchas, estofados, almofadas, tudo que engloba a decoração de interiores, principalmente por ter a propriedade de controle de odores. “O carvão ativado absorve os odores que ficam no ar, como o cheiro de cigarro, por exemplo, ou em casa, quando o animal de estimação fica em cima do sofá, o odor não ficará impregnado. Além disso, é um produto sustentável, porque o coco é reaproveitado”.
Já o Neon é também um fio de poliéster que possui como principal característica a fosforescência. “Quando o tecido está num ambiente todo iluminado ele capta esta iluminação dentro da fibra e quando se apaga a luz ele libera a luminosidade. Este é um tecido com uma tecnologia que nós indicamos para clubes e para quartos de criança”, explica Eric Martins.
A fosforescência do tecido é transmitida pelo fio. Ao expor a luz do sol ou luz UV por um período de 10 minutos o resultado será de duas horas de fosforescência. “A intensidade da iluminação vai diminuindo até descarregar, como uma bateria, e ao receber luz o tecido é recarregado novamente, é um ciclo permanente”.
O único produtor de linho do Brasil, o Linifício Leslie, desenvolveu uma coleção de tecidos de linho cheia de novidades. A coleção 2011 traz a combinação do rústico com o sofisticado, a cor forte em contraste com o cru do linho. Uma grande variedade em releituras de desenhos clássicos que voltam para as tendências da decoração, além de novos desenhos em listras e texturas nos mais sofisticados fios de linho.
Blogger Comment
Facebook Comment