Startup de Bento é premiada em Concurso Internacional
A Startup Hi! Mundo que está incubada no Inova Bento foi premiada na Competição BRICS de Inovação Tecnológica (Voltada para estudantes, pesquisadores, inventores e startups) no 4ª InnovaCities – Feira Internacional de Cidades Inteligentes, Alegres, Humanas e Resilientes realizada em Foz do Iguaçu-PR, com o projeto de um ecoponto inteligente, dentro de um contêiner.
O InnovaCities contou com a participação 100 projetos de representantes de 16 países (inclusive o Brasil), sendo a empreendedora Maila Conte, de Bento Gonçalves, a única brasileira que conquistou a a premiação. Ainda, recebeu o terceiro lugar na competição InnovaCities de Inovação Regenerativa (projetos com viabilidade técnica e impacto socioambiental positivo).
Formada em Advocacia, o tema da sustentabilidade está presente em sua vida desde a infância, quando recebeu a carteirinha de Agente Ecológica. Durante a pandemia, quando era síndica, constatou um problema relacionado ao lixo e começou a se questionar. Assim, iniciou pesquisas de projetos e de modelos de soluções no Brasil e na Europa para modernizar e auxiliar na coleta de lixo, percebendo a presença de muitas máquinas de logística reversa.
“Fiquei dois anos recolhendo materiais recicláveis no prédio onde moro para ver quanto lixo gerava, destinando para uma empresa da região para a reciclagem. Queria entender o processo e criei a startup em 2023 Hi! Mundo que está incubada no Inova Bento para desenvolver o projeto de um ecoponto inteligente, dentro de um contêiner”, relata Maila.
Em 2024, conseguiu a primeira captação de recursos via FAPERGS, contratando equipe especializada com bolsistas para o desenvolvimento do ecoponto, com capacidade 10.000 litros por dia, com Inteligência Artificial híbrida para identificar resíduos e monitoramento em tempo real das embalagens pós-consumo descartadas (como vidro, tetrapark, alumínio, garrafas pets). Ainda, a máquina consegue customizar valores de embalagens, as empresas parceiras, cooperativas de recicladores e crédito (moeda digital) para o cidadão.
Em 2025, vieram mais recursos Embrapi/FURG para desenvolver software híbrido entre as inteligências humana e artificial na tomada de decisões. Atualmente, está captado mais de 700 mil de fomentos.
“O projeto tem o viés de proporcionar conscientização e atitudes simples por meio do ecoponto e está cada vez mais próximo de concretizá-lo”, comenta a fundadora da startup.
Em outubro, Maila viaja para a Croácia e vai apresentar o projeto, que já ganhou outras premiações, na ARCA – Internacional Innovatioms Exhibition, terceiro maior evento do setor na Europa.
Blogger Comment
Facebook Comment