Novas tragédias no trânsito em Bento expõem impunidade de quem mistura álcool e direção. Quem apagará estas marcas?
Bastou apenas o primeiro final de semana com calor, tempo bom, tipico de verão que os exageros no trânsito e na bebida apareceram. Alguns registros de acidentes de trânsito se configuraram em tragédias. Jovens perderam a vida com atitudes banais como a de fazer rachas por exemplo. Dois jovens morreram no domingo de noite em Farroupilha com 18 anos. Outros dois em Bento. E certamente tantos outros em outras cidades do país.

Nesta história de rachas, dirigir sem carteira, em alta velocidade, beber descontroladamente, fazer festa sem limites, há muitos responsáveis. A começar pelos pais. O que passa na cabeça de um pai dar o carro para seu filho menor de idade dirigir. Desculpe, como pai tenho dificuldades para entender essa atitude. Assim como não entendo como pode a juventude de hoje beber tanto. Mas será que não foram advertidos quando da primeira bebedeira?

Buscar explicações plausíveis para o uso abusivo de álcool na adolescência requer esses mesmos cuidados: observar e entender as motivações conscientes e inconscientes do adolescente, assim como analisar o papel dos pais e da sociedade como um todo.

O sonho de consumo dos adolescentes é ter um automóvel, mas por quê? É independência, auto-afirmação, poder, status, sinal de que já estão livres dos pais. Tolice, muitos não possuem maturidade suficiente para vislumbrar as conseqüências de seus atos. Eles até conhecem o risco, mas a sensação de onipotência, de que o pior nunca vai lhes acontecer, supera o temor.

A temporada de verão nem começou e vai aqui um alerta. Aos pais, aos jovens, as autoridades a todos. É preciso estabelecer regras e impor limites. É preciso que o jovem que não quer a carona de um imprudente, desista e deixe de tripular o carro, mesmo que custe uma amizade. E as autoridades que intensifiquem a fiscalização, a blitz e sejam duros com quem ultrapassar limites.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment