Lei federal autoriza criação de pedágio urbano por prefeituras
Os municípios poderão cobrar pedágio para diminuir o trânsito de automóveis, segundo a Lei de Mobilidade Urbana, sancionada na última semana pela presidente Dilma Rousseff. Um dos principais objetivos é estimular o transporte coletivo e reduzir a emissão de poluentes. Não tenho dúvidas que isso será uma tendência natural em algumas cidades brasileiras. Resta saber quem será o prefeito visionário que dará o pontapé inicial. Além de afastar das zonas de congestionamento e de conflito a instalação de um pedágio urbano trará benefícios também para os usuários do trasporte coletivo, uma vez que a lei determina que receita gerada pelo pedágio ou outra forma de tributação deve ser destinada ao transporte coletivo, como a concessão de subsídio público à tarifa.

A lei é um avanço considerável, e contrapõe com a política histórica de incentivo no brasil ao carro novo. Parece agora que há um mecanismo que visa incentivar o contrário. Transporte coletivo urbano, mobilidade urbana, transportes alternativos e menos automóveis.

Outro avanço é com relação aos táxis, que são concessões públicas. A lei determina que os municípios fixem a tarifa máxima cobrada pelos táxis. A medida pode estimular a competição por meio de descontos. Ou seja, há um limite, quem fizer menos pode ter mais passageiros.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment