Reportagem da Isto É denuncia um dos mais inaceitáveis casos de desperdício de dinheiro público no governo do PT: Gastos com cartões corporativos.


Petistas gastaram R$ 615 milhões com cartões corporativos, 95% em despesas secretas.Através desses cartões, a presidente, ministros e seus assessores mais próximos consomem anualmente milhões de reais sem nenhuma transparência ou forma de controle. Nas próximas semanas, o TCU começará uma investigação oficial sobre esses gastos. O processo sigiloso foi aberto em 29 de junho e terá como relator o ministro Benjamin Zymler. “Sob o argumento de que por razões de segurança os gastos devem ser mantidos em sigilo vem se cometendo enormes absurdos”, disse um dos auditores do TCU que teve acesso a alguns desses gastos. Desde que o PT chegou ao Palácio do Planalto em 2003, os gastos com os cartões corporativos dispararam ( clique na imagem).

O cartão corporativo não existe só no Brasil. Ele é adotado por governos considerados inovadores na administração pública. Além de evitar a burocracia por facilitar pequenos gastos, ele ajuda na fiscalização. Inspecionar extratos de um cartão é muito mais simples que verificar as dezenas de notas fiscais que o servidor público teria de apresentar para comprovar suas despesas pelo método tradicional. Os cartões evitam os obstáculos da burocracia e registram os pagamentos com mais exatidão que as notas fiscais. Mas, sem a devida fiscalização, essa ferramenta moderna tem sido engolida por um antigo vício: a apropriação de bens públicos por interesses privados.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment