Senado aprova projeto que autoriza demissão de servidor ineficiente

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta quarta-feira o PLS 116/17, que trata da demissão de servidor público estável por insuficiência de desempenho. A proposta regulamenta o artigo 41 da Constituição, que determina a avaliação periódica do desempenho dos servidores. Atualmente, o servidor estável só pode perder o cargo por força de decisão judicial transitada em julgado – ou seja, quando não há mais possibilidade de recursos – ou processo administrativo.

Então teremos a avaliação de desempenho, realizada periodicamente. Pois bem, finalmente algumas coisas consideradas imexíveis começam a ser revistas. Não é mais possível aceitar que servidor público com baixa produtividade e ineficiência esconda sua incompetência atrás de uma lei que não permite demiti-lo. Claro que é preciso considerar ainda que a avaliação de desempenho não é o único fator determinante para a melhoria de qualidade. Ela depende também da estrutura das organizações e se o orçamento é baseado em resultados, ou seja, se os recursos públicos são destinados para ações que comprovadamente podem gerar os resultados perseguido, mas de qualquer forma a mudança é importante para se acabar com o descaso.

Cerca de 11,3 milhões de brasileiros estão empregados no setor público, segundo a mais recente pesquisa Pnad Contínua, do IBGE, referente ao segundo trimestre. Desses, cerca de 1,2 milhão trabalham em órgãos federais, conforme o último boletim estatístico de pessoal do Ministério do Planejamento, referente a dezembro de 2016 – 1,089 milhão no Executivo (incluindo militares), 132 mil no Poder Judiciário e Ministério Público da União e 24 mil no Legislativo federal.

O relator foi o senador gaúcho Lasier Martins (PSD-RS)

Postagens mais visitadas deste blog

Gleisi Hoffmann, a senadora dos olhos verdes do PT tinha um amante

Fim da cobrança por marcação antecipada de assento em aeronaves depende agora da Câmara

Grupo Doha apresenta detalhes do porto de Arroio do Sal