Edital para construção de usina de resíduos sólidos em Bento Gonçalves será lançado até o final do mês

Até o final do mês, a prefeitura de Bento Gonçalves deve lançar o edital para contratar a empresa que será responsável pela construção da usina de resíduos sólidos. Única no Estado.Trata-se de uma parceria público-privada em que a prefeitura vai ceder por 30 anos o terreno onde será erguida a usina. Todo o lixo orgânico e seletivo produzido no município será destinado a esse local. A usina vai gerar energia elétrica.

Na última segunda-feira, encerrou o período da consulta pública, última etapa antes da elaboração do texto final do edital. Na sexta-feira, durante audiência pública, moradores puderam tirar dúvidas e apresentar sugestões.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Bertolini Pasin, entre os principais questionamentos da comunidade está a preocupação se a empresa irá, de fato, arcar com os custos. O secretário afirma que não há risco para o município. Ele explica que a usina vai gerar economia de R$ 4 milhões por ano com o transporte dos resíduos, que hoje são levados para o aterro sanitário no município de Minas do Leão.

Ainda segundo o secretário, outra preocupação é com relação ao fluxo de caminhões. Conforme Pasin, como a usina será construída no mesmo local onde é feito o transbordo dos caminhões de coleta, no bairro Pomarosa, o trânsito já é pensado para o fluxo de caminhões nesse local.

Bento Gonçalves produz, em média, de 100 a 105 toneladas de lixo orgânico por dia, além de 15 a 20 toneladas por dia de recicláveis. Porém, de acordo com Pasin, apenas 25% do material reciclável é aproveitado.

— O material vem muito misturado e não se consegue ter um bom aproveitamento. Com a usina, o aproveitamento chegará a 75% — afirma.

Após o lançamento do edital, as empresas interessadas terão 45 dias para se candidatarem.( Fonte: ZH)
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment