Amada Cozinha: O Restaurante do Azeite em Caxias

FABIO GRISON /DIVULGAÇÃO/JC
A sommelier de azeites e sócia da Amada Cozinha, Maria Beatriz Dal Pont comemora o sucesso do negócio iniciando em 2017 em Caxias do Sul. Na movimentada avenida Julio de Castilhos, uma casa da década de 1940 abriga um espaço de coworking na parte superior, e no subsolo, o restaurante. Comandado por Maria Beatriz Dal Pont e Carolina Dal Pont Branchi – mãe e filha -, o negócio começou como serviço de eventos. O restaurante ainda recebe eventos privados, para até 80 convidados, e opera como cafeteria, com oferta de doces, mas o foco do empreendimento é valorizar o consumo do azeite gaúcho, por isso os pratos do cardápio foram elaborados para harmonizarem com o sabor da oliva.

Maria Beatriz foi professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e nos últimos 20 anos dedicou-se à estruturação e coordenação de cursos de gastronomia em universidades, tendo ajudado a implementar a Escola de Gastronomia da UCS em Flores da Cunha, em uma parceria com o Italian Culinary Institute For Foreigners (ICIF). Ela realiza cursos e treinamentos sobre azeite de oliva.


Restaurante do Azeite

A valorização do azeite extra virgem nacional se dá pela harmonização com as marcas Batalha, Capolivo, Verde Louro e Casa Gabriel Rodrigues, todas apresentando um tipo de blend ou varietal - produzidas no Rio Grande do Sul.

Maria Beatriz explica que o trabalho do sommelier de azeites é bastante vasto e ainda não se estabeleceu como seria necessário. “O setor oleícola brasileiro é ainda muito jovem, mas temos já marcas importantes e de muita qualidade. É preciso desfazer o equivoco que somente o produto estrangeiro tem qualidade. Aliás é o contrário: não existe produto importado que bata a qualidade dos azeites nacionais”, garante. Ela seguirá ministrando cursos, workshops e degustações que realiza desde 2017, com o propósito de dar notoriedade aos azeites extravirgem.


O Amada Cozinha, fica no Coworking Colavoro, na Avenida Júlio de Castilhos, 1989, em Caxias do Sul. O horário de atendimento é de segundas a sextas, das 10h às 19h, e sábados, das 10h às 15h30min. O local conta com estacionamento exclusivo para clientes. ( Com conteúdo do JC).


Postagens mais visitadas deste blog

Gleisi Hoffmann, a senadora dos olhos verdes do PT tinha um amante

Fim da cobrança por marcação antecipada de assento em aeronaves depende agora da Câmara

Grupo Doha apresenta detalhes do porto de Arroio do Sal