Com o aumento da pressão, intensifica-se a corrida global por uma vacina

Deu no Nytimes
Engenheiros trabalhando com células renais de macaco em um laboratório Sinovac em Pequim.  A empresa anunciou que sua vacina Covid-19 protegia macacos.
Quatro meses depois que um novo vírus misterioso iniciou sua marcha mortal em todo o mundo, a busca por uma vacina assumiu uma intensidade nunca antes vista em pesquisas médicas, com enormes implicações para a saúde pública, a economia mundial e a política.

Sete dos cerca de 90 projetos em andamento por governos, fabricantes de produtos farmacêuticos, inovadores em biotecnologia e laboratórios acadêmicos chegaram ao estágio de ensaios clínicos. Com os líderes políticos - principalmente o presidente Trump - cada vez mais pressionando pelo progresso e com grandes lucros potenciais em jogo para a indústria, fabricantes de medicamentos e pesquisadores sinalizam que estão avançando a velocidades inéditas.

Mas todos permanecem preocupados com a incerteza sobre se alguma vacina contra o coronavírus será eficaz, com que rapidez ela poderá ser disponibilizada a milhões ou bilhões de pessoas e se a pressa - comprimir um processo que pode levar 10 anos a 10 meses - sacrificará a segurança .

Alguns especialistas dizem que o campo mais imediatamente promissor pode ser o desenvolvimento de tratamentos para acelerar a recuperação do Covid-19, uma abordagem que gerou algum otimismo na última semana, incentivando inicialmente os resultados da pesquisa sobre o remdesivir , um medicamento antiviral anteriormente experimentado no combate ao Ebola.

Em uma era de intenso nacionalismo, a geopolítica da corrida às vacinas está se tornando tão complexa quanto a medicina. A intensidade do esforço de pesquisa global é tal que governos e empresas estão construindo linhas de produção antes que tenham algo a produzir.

"Vamos começar a aumentar a produção com as empresas envolvidas", "Você não espera até obter uma resposta antes de começar a fabricar."disse à NBC nesta semana o Dr. Anthony S. Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas e o principal especialista em doenças infecciosas do governo federal.

Duas importantes indústrias farmacêuticas nos Estados Unidos, Johnson & Johnson e Moderna , anunciaram parcerias com empresas de manufatura, com a Johnson & Johnson prometendo um bilhão de doses de uma vacina ainda não desenvolvida até o final do próximo ano.

Para não ficar para trás, a gigante farmacêutica britânica AstraZeneca disse nesta semana que estava trabalhando com um projeto de desenvolvimento de vacinas na Universidade de Oxford para fabricar dezenas de milhões de doses até o final deste ano.

Com a demanda por uma vacina tão intensa, há pedidos crescentes de "testes de desafio humano" para acelerar o processo: testes nos quais os voluntários são injetados com uma vacina em potencial e depois deliberadamente expostos ao coronavírus.Como a abordagem envolve expor os participantes a uma doença potencialmente mortal, os ensaios de desafio são eticamente polêmicos. Mas eles podem ser mais rápidos do que simplesmente inocular seres humanos e esperar que sejam expostos junto com todos os outros, principalmente porque a pandemia é controlada nos grandes países.

Mesmo quando soluções promissoras são encontradas, existem grandes desafios para aumentar a produção e a distribuição. Bill Gates, fundador da Microsoft, cuja fundação está gastando US $ 250 milhões para ajudar a estimular o desenvolvimento de vacinas, alertou sobre uma escassez crítica de um componente mundano, mas vital: o vidro medicinal. Sem suprimentos suficientes de vidro, haverá muito poucos frascos para transportar bilhões de doses que serão necessárias.

A escala do problema e a demanda por uma solução rápida tendem a criar tensões entre os objetivos de lucro da indústria farmacêutica, que normalmente luta para extrair o máximo de seus investimentos em novos medicamentos e a necessidade do público de ações rápidas para tomar vacinas eficazes para o maior número possível de pessoas.

Até agora, grande parte da pesquisa e desenvolvimento foi apoiada por governos e fundações. E ainda há muito a ser resolvido no que diz respeito às patentes e ao que os governos nacionais reivindicarão em troca de seu apoio e promessas de rápida aprovação regulatória.

Enquanto cientistas e médicos falem sobre encontrar uma "vacina global", os líderes nacionais enfatizem primeiro a imunização de suas próprias populações. Trump disse que estava pessoalmente encarregado da "Operação Warp Speed" para obter 300 milhões de doses nas armas americanas até janeiro.O governo já identificou 14 projetos de vacinas em que pretende se concentrar, com ajuda financeira e revisão regulatória acelerada.

Mas outros países também estão sinalizando sua intenção de nacionalizar suas descobertas . O ensaio clínico mais promissor na China é financiado pelo governo. E na Índia, o executivo-chefe do Serum Institute of India - o maior produtor mundial de doses de vacinas - disse que a maior parte de sua vacina "teria que ir para nossos compatriotas antes de ir para o exterior".

George Q. Daley, reitor da Harvard Medical School, disse que pensar em termos país por país e não global seria imprudente, já que “envolveria desperdiçar as doses iniciais da vacina em um grande número de indivíduos com baixo risco, em vez de abrangendo tantos indivíduos de alto risco em todo o mundo ”- .

Ninguém quer esperar quatro anos por uma vacina, enquanto milhões morrem e as economias permanecem paralisadas.

Alguns dos principais candidatos a uma vacina contra o coronavírus agora prometem ter os primeiros lotes prontos em tempo recorde, até o início do próximo ano. "Não estamos competindo um contra o outro, estamos correndo contra o vírus", disse o Dr. Dan Barouch, diretor do Centro de Pesquisa em Virologia e Vacinas do Centro Médico Beth Israel Deaconess e professor da Harvard Medical School, que também trabalha com Johnson & Johnson. "O que precisamos é de uma vacina global - porque um surto em uma parte do mundo coloca o resto do mundo em risco".

Na Índia, o Serum Institute - o campeão dos pesos pesados ​​da fabricação de vacinas, produzindo 1,5 bilhão de doses por ano - assinou acordos nas últimas semanas com os desenvolvedores de quatro vacinas em potencial promissoras. Mas em uma entrevista à Reuters , Adar Poonawalla, executivo-chefe bilionário da empresa, deixou claro que "pelo menos inicialmente" qualquer vacina que a empresa produz teria que ir para os 1,3 bilhões de pessoas da Índia.

A tensão entre aqueles que acreditam que uma vacina deve ir aonde é mais necessária e aqueles que lidam com pressões para suprir seu próprio país primeiro é uma das características definidoras da resposta global."A realidade política é que seria muito, muito difícil para qualquer governo permitir que uma vacina fabricada em seu próprio país fosse exportada enquanto houvesse um grande problema em casa", disse Sandy Douglas, pesquisadora da Universidade de Oxford. "A única solução é fazer muita vacina em muitos lugares diferentes."

A equipe de vacinas de Oxford já começou a ampliar os planos de fabricação por meia dúzia de empresas em todo o mundo, incluindo China e Índia, além de dois fabricantes britânicos e a multinacional britânica AstraZeneca.

Na China, o instinto do governo é mostrar o crescimento do país em uma potência tecnológica capaz de derrotar os Estados Unidos. Existem nove vacinas chinesas Covid-19 em desenvolvimento, envolvendo 1.000 cientistas e militares chineses.O Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China previu que uma das vacinas poderia estar em "uso de emergência" até setembro, o que significa que, no meio das eleições presidenciais nos Estados Unidos, Trump poderá ver imagens de televisão de cidadãos chineses fazendo fila para injeções.

As mais de 90 vacinas diferentes em desenvolvimento trabalham de maneiras radicalmente diferentes. Alguns são baseados em desenhos usados ​​por gerações. Outros usam estratégias genéticas tão novas que ainda precisam levar a uma vacina aprovada.

Uma coisa é projetar uma vacina em tempo recorde. É um desafio totalmente diferente fabricar e distribuir um em uma escala nunca antes tentada - bilhões de doses, especialmente embaladas e transportadas em temperaturas abaixo de zero, para quase todos os cantos do mundo.

Mesmo enquanto o mundo espera por uma vacina, um potencial tratamento para o coronavírus já está aqui - e mais podem estar a caminho. Na sexta-feira, a Food and Drug Administration concedeu autorização de emergência para o uso do remdesivir como tratamento de pacientes graves. O remdesivir mostrou sucesso modesto em um ensaio clínico financiado pelo governo federal, retardando a progressão da doença, mas sem reduzir significativamente as taxas de mortalidade.

A decisão do FDA de permitir seu uso ocorre quando centenas de outros medicamentos - principalmente medicamentos existentes que estão sendo usados ​​para outras condições - estão sendo testados em todo o mundo para ver se eles são promissores. O FDA disse que atualmente existem 72 terapias em julgamento.

Medicamentos antivirais como o remdesivir combatem o próprio vírus, diminuindo sua replicação no organismo.

O medicamento para a malária hidroxicloroquina - que foi entusiasticamente promovido por Trump e também recebeu autorização de emergência para ser usado em pacientes com coronavírus - mostrou-se promissor no laboratório. No entanto, pequenos estudos limitados em humanos até agora têm sido decepcionantes .O mesmo acontece com alguns tratamentos contra o HIV, incluindo um coquetel com duas drogas vendido como Kaletra, que falhou em um estudo chinês .

Outros pesquisadores se concentraram na identificação de medicamentos imunossupressores que abordam a forma mais grave do Covid-19, quando o sistema imunológico do corpo entra em ação , atacando os pulmões e outros órgãos.

Se comprovadamente eficaz em outros ensaios, o remdesivir pode se tornar mais amplamente utilizado. Um ou dois tratamentos de anticorpos também podem estar disponíveis, fornecendo proteção limitada aos profissionais de saúde.

Mesmo sem uma vacina, disse Borio, vários tratamentos precoces podem fazer a diferença. "Se você pode proteger pessoas vulneráveis ​​e tratar as pessoas que sofrem com a doença de maneira eficaz", disse ela, "então acho que isso mudará a trajetória dessa pandemia".

David E. Sanger relatou em Washington, David D. Kirkpatrick de Londres, Carl Zimmer e Katie Thomas de Nova York e Sui-Lee Wee de Singapura. Denise Grady e Maggie Haberman contribuíram com reportagem.

SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment