Bons exemplos que vem da serra. Estabelecimentos comerciais se reinventam para driblar a crise

Embaladas pela campanha ‘Abrace Bento’, idealizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves, muitas lojas da cidade se engajaram na ideia de promover ações que fomentassem o consumo de produtos e serviços locais. Esse é o caso da Center Luz Iluminação e da Jane Beauty.

Diante dos impactos provocados pela crise, a Center Luz exercitou a criatividade e implantou o sistema de tele entrega sem custos para os clientes. “Estamos sempre nos reinventando e criando algo para vender. Melhoramos nossos canais digitais, com atendimento via WhatsApp, Instagram e Facebook, e estamos implantando uma loja virtual em nosso site, para vendas no e-commerce”, conta o proprietário da empresa, Giovani Carlet.

Incentivando a ideia da compra no comércio local, os três pontos da Center Luz na região reabriram com quadro reduzido e seguindo as medidas preventivas, mas confiantes na retomada gradativa. “Trabalhamos com limitação de público, porém estamos com movimento normal de consumo do dia a dia, com ticket médio menor. Acreditamos que com essas medidas de segurança as pessoas podem retomar a vida e fazer girar a economia para que, assim, todos sigam seus projetos”, acrescenta.

Quem também aproveitou o período para explorar, de forma especial, as redes sociais foi o salão de beleza Jane Beauty, que permaneceu 15 dias sem receber os clientes. “Focamos em nos fixarmos na memória do clientes, com conteúdos digitais que apresentassem um passo a passo de coisas que eles poderiam fazer em casa”, descreve Janete Gregio, proprietária do estabelecimento.

Ela conta que a ideia sempre foi oferecer esse serviço como bonificação para a fidelização de clientes, sem pensar que o ensino de técnicas de auto maquiagem, por exemplo, pudesse afastá-los após a reabertura. “Não tivemos receio de perder com isso, pois já havia uma tendência do ‘faça você mesmo’. Defendo essa transparência nos processos como forma de nos conectarmos ainda mais, ganhando em credibilidade e retornos positivos”, reforça.

A tele entrega também foi uma das alternativas encontradas pelo salão. “Lançamos um kit de coloração, para que a pessoa pudesse comprar a aplicar em casa. Então, fazíamos a entrega dos produtos e depois enviávamos vídeos de como utilizar – algo que mantemos após a reabertura”, comenta. Isso faz parte do projeto de retomada estabelecido pelo Jane Baeuty, com projeção de aumento da capacidade de atendimento nos próximos meses rumo à normalidade. “O retorno está lento. Em abril, trabalhamos com 30% da capacidade, já em maio e junho projetamos fechar em 50%. Um aumento está sendo almejado para julho, com 70%. Contudo, ainda estamos trabalhando com cautela, pois é um período de incertezas”, pontua.

( Fonte: Exata).
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Milan Tomic

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