É uma medida extremamente útil, pois poderá aumentar o percentual de pacientes curados que hoje gira em torno de 85% para mais de 95%.
A função do município será colocar o medicamento à disposição. Os prefeitos não terão nenhuma intervenção na prescrição.
No Rio Grande do Sul, 159 municípios aderiram ao protocolo da Secretaria Estadual da Saúde para receber cloroquina do Ministério da Saúde. Pelo acordo negociado entre o procurador e os prefeitos, os municípios terão de disponibilizar o kit para que os médicos possam receitá-los aos pacientes na fase inicial da doença, caso os profissionais da saúde entendam que a prescrição dessas drogas seja clinicamente adequada. O paciente terá de assinar um termo de consentimento. As tratativas entre o MPF conta com o apoio de vários médicos.
O Ministério da Saúde diz que, até o momento, não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo coronavírus ou ser utilizado com 100% de eficácia no tratamento.
Mas convenhamos, mesmo que não há comprovação da eficácia, e tendo prescrição médica, mal não fará. A medida é extremamente válida, ainda que seja para salvar uma vida a mais.
Blogger Comment
Facebook Comment