China - Sinovac e Instituto Butantã
A expectativa é de que ela esteja disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) até junho de 2021, segundo o governador João Doria.A produção em massa da vacina dependerá dos resultados obtidos a partir da terceira fase dos estudos clínicos que contará com 9.000 brasileiros e está previsto para começar em julho. As fases iniciais foram realizadas na China, com 1.000 voluntários.
Inglaterra - Universidade de Oxford e AstraZeneca
Os testes em humanos já começaram. O estudo de fase 1 no Reino Unido está prestes a ser concluído e outro, de fase 3, já foi iniciado.A AstraZeneca informou ter assinado contratos com França, Alemanha, Itália e Holanda para fornecer até 400 milhões de doses da vacina em potencial a toda a União Europeia. A farmacêutica também fechou acordos com Estados Unidos e Reino Unido. A fase 3 da vacina será concluída no Brasil e contará com a participação de 2.000 voluntários no país, sendo metade em São Paulo, com realização da Unifesp, e o restante no Rio de Janeiro, pela Rede D'Or.
No entanto, diferentemente da vacina chinesa, a tecnologia requerida pela Universidade de Oxford é nova e não é dominada pelo Instituto Butantã.
Estados Unidos - Moderna e Institutos Nacionais de Saúde do país
Os testes preliminares tiveram resultados positivos. Durante o estudo, oito pacientes receberam doses pequenas e médias da vacina e foram capazes de criar níveis de anticorpos semelhantes ou superiores aos encontrados em pacientes já recuperados da doença.Tais resultados indicam que, pelo menos neste momento inicial, a vacina consegue gerar um certo quadro de imunidade. No entanto, como os testes foram feitos com um número muito reduzido de pacientes, ainda não é possível confirmar sua eficácia.Novos testes com 600 pessoas foram anunciados pela empresa para começar em julho.
Entenda as fases de uma vacina
Fase 1: a primeira etapa funciona como uma avaliação preliminar. Nela são necessários poucos voluntários adultos e todos são monitorados de perto;
Fase 2: testes são realizados em em centenas de participantes para coletar dados que indiquem os melhores horários e doses para serem utilizados na fase 3. Os voluntários são escolhidos aleatoriamente e também são acompanhados com certo cuidado;
Fase 3: A terceira fase funciona como um ensaio em larga escala. A partir da vacinação de milhares de voluntários, será fornecida uma avaliação definitiva sobre sua eficácia e segurança.
blicidade
Blogger Comment
Facebook Comment