Aos justos a vitória
Quando as eleições são livres e justas, há sempre vencedores e perdedores. A mensagem é para os perdedores. “Quem se vinga depois da vitória é indigno de vencer”, constatou Voltaire. Por isso não vou dirigir palavras para os perdedores. Alguns não sabem perder. Não com dignidade.
Terminada a campanha política em Bento Gonçalves, e eleito legitimamente o novo Prefeito, Diogo Siqueira, resta avaliar o que se passou nos últimos 45 dias. Apesar de um cenário de pandemia, que desafiou os melhores estrategistas políticos, a campanha foi intensa. Triste mesmo foi contabilizar, por inúmeras vezes, o lado obscuro da política.
Quando adversários entram numa disputa, legitimam suas regras e formatos. Mas aqueles que escolheram a mentira, o desrespeito, a fake news, os conchavos e a compra de votos, devem estar agora juntando os trapos. Estes, coitados, transformam adversários em inimigos e desqualificam a democracia em nome de suas frustrações. Mas não é curto o caminho de uma notícia falsa. A vitória exige certa dignidade.
A expectativa dos eleitores é por planos de governo. Vamos trabalhar.
Blogger Comment
Facebook Comment