Pão de Açúcar quer vender R$ 1 bilhão em vinhos
Em 2020, o Pão de Açúcar vendeu mais de 20 milhões de garrafas de vinho em todo o País, um crescimento de 37% em comparação ao ano anterior. As vendas online de brancos e tintos trouxeram R$ 140 milhões aos cofres da empresa, um avanço de 255% – a rede varejista controlada pelo grupo francês Casino não revela os dados das lojas físicas, apenas diz que elas vêm crescendo a uma taxa de mais de 50% desde 2018.
Esse desempenho fez do Pão de Açúcar o supermercado que mais importou vinhos no Brasil em 2020 e o segundo maior entre todas as empresas que trazem vinho para o País, atrás apenas da VCT, filial local da chilena Concha y Toro, segundo dados da consultoria Ideal Consulting. No total, a rede varejista representou 7% do total dos vinhos importados para o Brasil no ano passado.
A companhia está traçando um plano para que a área de vinhos atinja um faturamento de R$ 1 bilhão até 2023. “Queremos ser a maior plataforma de comercialização de vinhos na América Latina”, afirma Rodrigo Pimentel, diretor de e-commerce alimentar do grupo Pão de Açúcar, ao NeoFeed.
O avanço passa pela criação de um marketplace, que entrou no ar no começo deste ano, abrindo espaço para que pequenos produtores, importadores, lojistas até os concorrentes possam vender vinhos na plataforma online do Pão de Açúcar.
Nesse início, já são dez parceiros que disponibilizam por volta de cinco mil itens na plataforma de e-commerce do Pão de Açúcar. Nesse modelo, a rede varejista ganha uma comissão a cada venda – o valor cobrado não é divulgado pela empresa.
Um dos parceiros é o TodoVino, plataforma online da importadora Intefood, teoricamente um concorrente do Pão de Açúcar. Com essa estratégia, a companhia aumenta o número de rótulos disponíveis online sem ter de desembolsar recursos nos custos de estoque e de distribuição. “O marketplace alavanca a venda do pequeno produtor, do importador, de quem precisa de audiência. Temos isso para oferecer com o nosso site”, afirma Pimentel.
O movimento de expansão do Pão de Açúcar acontece em um momento em que as vendas de vinhos estão em alta no mercado brasileiro. Em 2020, foram comercializados 501,1 milhões de litros, uma alta de 31%, segundo a Ideal Consulting. No ano passado, a venda de vinhos nacionais subiu 32,4%, enquanto os importados tiveram crescimento de 26,5%.
As vendas online foram um dos grandes destaques. Tanto que a Wine, maior e-commerce de vinho do Brasil, cresceu quase 40% em 2020, atingindo um faturamento de R$ 450 milhões. Por outro lado, marketplaces com grande tráfego entraram também na área de vinho. São os casos de Mercado Livre, Americanas.com e Magazine Luiza.
Mas ao apostar em um marketplace, o Pão de Açúcar não vai abrir mão do espaço que já conquistou no mundo do vinho. A importação própria continua, principalmente com vinhos desenvolvidos para agradar ao paladar brasileiro.
Um exemplo é a linha Club do Sommeliers, que começou a ser trazida para o Brasil no ano 2000 e atualmente representa 14% das vendas entre todos os rótulos disponíveis pelo supermercado.
Os corredores inteiros de vinhos nas lojas físicas também são fundamentais na estratégia do Pão de Açúcar. E o motivo é simples. “Atualmente, boa parte das nossas vendas começa no site e termina na loja. O clique e retire na loja é muito forte”, diz Pimentel.
Fonte: Newtrade
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