Um ano de estagnação para o setor moveleiro da serra

Balanço divulgado pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) nesta segunda-feira (11) aponta que o faturamento total deste ano deverá ser bem próximo ao de 2022, que foi de R$ 3,1 bilhões. O Sindmóveis consultou dados recentes e históricos disponibilizados pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). Com um ano marcado por inflação, retração no varejo e no poder de compra, além da instabilidade causada pelas guerras internacionais, as indústrias da região vivenciaram diversos momentos de oscilação no faturamento e nas exportações.

Já as exportações, que vinham registrando quedas constantes, têm potencial de crescer cerca de 2% em comparação a 2022, atingindo a casa dos 55,59 milhões de dólares. Os principais importadores dos móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves, em volume monetário, são Uruguai (21,8%), Estados Unidos (20,2%) e Chile (10,9%). Juntos, esses três países representam 52,9% do total exportado pelas indústrias da região.

A geração de empregos foi tímida, mas positiva. O relatório mais atual do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) mostra que, no total, as indústrias da região contam com quase 6.560 vagas de trabalho ocupadas (eram 6.530 em 2022).


SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment