O Vale do São Francisco, reconhecido mundialmente pela produção de uvas de alta qualidade, onde o Grupo Miolo de Bento Gonçalves tem uma vinícola a 30KM de Petrolina- PE, enfrenta uma grave crise de mão de obra. Produtores locais relatam dificuldades para contratar trabalhadores nas fazendas da região, em parte devido à dependência de muitos potenciais trabalhadores de benefícios sociais como o Bolsa Família, dizem os produtores. Além disso muitos não querem trabalhar porque as vinícolas não aceitam a informalidade, ou seja, à obrigatoriedade de contratação formal inviabiliza a inserção de muitos beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família.
Em busca de alternativas, algumas fazendas têm adotado medidas atípicas para atrair trabalhadores, como distribuir comunicados em vilarejos acompanhados de quantias simbólicas em dinheiro (R$ 5,00) para estimular o cadastro de interessados. Mesmo com essas tentativas, a adesão é baixa.
Há relato de uvas apodrecendo nos parreirais, incapazes de serem colhidas por falta de trabalhadores. No próximo dia 13 o Ministro do Trabalho estará na região. A expectativa é que o diálogo entre produtores, trabalhadores e governo produza medidas que contemplem todos os lados e garantam um futuro mais estável para a região.
Com informações de Carlos Brito
Blogger Comment
Facebook Comment