Tarifa de Trump para vinhos europeus em 200% pode baratear os importados no Brasil



O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quinta-feira (13) que colocaria uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos e outros produtos alcoólicos que saíssem da União Europeia se o bloco não removesse sua tarifa de 50% sobre o uísque americano.

A União Europeia exportou 4,9 bilhões de euros em vinhos para os EUA no ano passado, de acordo com a agência de estatísticas Eurostat. Isso representa 29% das exportações totais de vinho do bloco. De todas as exportações, a França representou quase metade dos negócios, e a Itália quase 40%.

Se a briga continuar, é bem possível que o mercado brasileiro seja afetado, pois sem o mercado americano para vender, os europeus vão tentar vender vinho para o Brasil, o que pode aumentar a competição interna. Se os europeus pararem de vender pro mercado americano, eles podem vender para outros países — entre eles, o Brasil. O que pode baratear as bebidas europeias aqui, já que, pela lei de oferta e procura, terá mais oferta do que procura, o que tende a baixar os preços do vinho importado prejudicando a produção nacional.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment