O vinho laranja, também chamado tecnicamente de “vinho branco macerado”, é produzido a partir de uvas brancas que passam por um processo de maceração pelicular prolongada – ou seja, o mosto fermenta junto com as cascas, semelhante à elaboração de vinhos tintos. Essa técnica confere ao vinho maior intensidade de cor, aromas complexos e estrutura destacada.
Para o Aurora Laranja, a variedade escolhida foi a Viognier da safra 2024, submetida a um período de maceração de, aproximadamente, seis meses. O resultado é um vinho de coloração amarelo-âmbar, com notas aromáticas que remetem a ervas, chás e frutos secos, além de uma sensação de boca marcante: mais corpo, textura e leve adstringência, que lembram características dos tintos em um vinho branco.
Ao contrário dos vinhos brancos, que passam pouquíssimo tempo em contato com as cascas da uva – geralmente apenas algumas horas, até a prensagem –, o Aurora Laranja segue um caminho diferente. Após o desengace e o esmagamento, o mosto (suco da uva) fermenta junto com as cascas, em um processo muito parecido com o que acontece na produção dos vinhos tintos. Esse contato prolongado permite que o vinho absorva da casca compostos como os taninos, responsáveis por dar mais corpo, estrutura e complexidade à bebida.
Blogger Comment
Facebook Comment