Programa do dia 14/10/05 às 11:30 a.m.


HOJE no programa Negócios e Mercado, entrevista com os diretores da Expobento 2006 O programa apresenta ainda os Índices e Indicadores Econômicos as Estratégias Competitivas- Reconhecendo as práticas de gestão pela qualidade. E direto da Itália (Conegliano) acompanhe o comentário do jornalista Antônio Piccoli . É só acessar www.radioviva.com.br/aovivo
------------------------------------------------------------------------------------
Comentário de Carlos Quadros na Rádio VIVA AM 890 às 07:50 a.m.

Álcool a droga liberada

Quem me conhece sabe que há muito tempo defendo a adoção pelas autoridades neste país de uma política dura contra o consumo do álcool. Entendo que o álcool é mais devastador do que o próprio cigarro e no entanto não têm no país o mesmo tratamento. Agora leio em um jornal da capital paranaense a matéria “COMPORTAMENTO.Meninas tendem mais ao álcool do que os meninos.Pesquisa em escolas de Curitiba mostra que 68,8% dos alunos já consumiram bebidas alcoólicas “(Fonte Gazeta do Povo do Paraná)
Uma pesquisa feita pelo Cebrid – Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas e Psicotrópicos revela dados preocupantes suficientes para roubar o sono de pais e professores. Uma dessas informações de porcentagem baixa, mas assustadora, é a de que as meninas estão cada vez mais propensas ao consumo do álcool. Mesmo que a pesquisa – realizada ano passado, em escolas públicas, com 48.155 estudantes a partir dos 10 anos de idade – deixe poucas pistas sobre o assunto, o teste das ruas não deixa mentir. Lojas de conveniência e bares na imediação das escolas costumam burlar a vigilância e ter entre seus fregueses a moçada do uniforme.
O mesmo Centro de pesquisas, em 2001 em outro trabalho de campo, aponta que 5,2% de adolescentes brasileiros são dependentes de bebida alcoólica. É de consenso que os primeiros tragos venham por volta dos 12 anos. Os efeitos dos primeiros goles são instantâneos Tanto quanto as drogas, o álcool atrasa o boletim escolar e é meio caminho andado para a defasagem e, antes mesmo das provas finais, o abandono dos estudos.

Na idade da consumação livre, as meninas bebem mais

O Centro entrevistou 1.823 estudantes. Desses, quase 70% admitiram ter bebido algum dia na vida. No sexo feminino, o consumo de álcool é de 71,3% na capital paranaense. Entre os garotos esse número é 67,7%, superando a média nacional, que é de 66,3% para ambos os sexos. Pior: “Os meninos ainda bebem mais e com mais freqüência”, revelam os pesquisadores. “Mas as meninas estão subindo na escala do consumo”. Ora onde tudo isso vai parar ? Jovens , adolescentes encarando o álcool com a maior naturalidade. Sabe porque? Porque é tudo liberado, têm a disposição em qualquer lugar, custa mais barato que um copo de café, não há fiscalização na venda à menores. Os pais não encaram o problema com seriedade. Acham que encher a cara nas festas, dentro de casa, por exemplo, não vai influenciar no comportamento das crianças e adolescentes. Têm ainda a questão da propaganda. ...A publicidade de bebidas alcoólicas, que transformou mulheres esculturais em sinônimo de cerveja gelada. Pelo que tudo indica, bebe-se cada vez mais em família, provavelmente porque muitos adultos acham melhor ter os jovens experimentando um drinque debaixo das barbas do que na rua, em companhia de estranhos.
Leio , ainda ,que a reportagem abordou cinco adolescentes, entre 13 e 14 anos, estudantes de uma escola pública, para sondar como é “lá em casa”. Todas afirmaram que, aos domingos, podem beber um golinho da água que não rola na fonte: ou seja o copo do pai ou da mãe. Em coro, o quinteto diz conhecer meninas da mesma idade que bebem e fumam. E garantem não ter recebido informações sobre os malefícios da bebida. Quatro das entrevistadas têm algum familiar alcoólatra e duas delas guardam histórias trágicas de parentes viciados. “É uma desgraça.
Então, diante desta notícias como vamos reagir ? por que há cada vez mais permissão para o consumo precoce de bebida ?
É preciso rever conceitos, é preciso um duro combate das autoridades públicas neste problema. O álcool mata mais do que muitas guerras armadas que existem no planeta. O Brasil gasta em torno de 6% do PIB com as conseqüências do alcoolismo. Seria muito mais fácil e barato se trabalhasse na prevenção.

-----------------------------------------------------------------------------------------------
Notas Quentes:
- A Movergs está divulgando dados do desempenho das exportações Brasileiras de móveis de janeiro a setembro deste ano. Na comparação com o mesmo período do ano anterior as exportações registram um crescimento de 10,5%. As maiores altas foram para a Argentina ( +43,3%) Espanha ( +25,5%). A maior queda o Reino Unido(-15,4%). Para os gaúchos o desempenho no período registra queda de 0,1%, sendo que a maior queda registrada foi para o Reino Unido (-23,5%) depois para o México (-10,9%). A maior alta a Espanha (+38,9%). O RGS registrou uma queda de 0,1% enquanto que os outros estados brasileiros exportaram 34,1%
-PGQP promove evento nacional sobre planejamento estratégico e benchmarking, no dia 18 de outubro, em Porto Alegre
A 38ª Reunião da Qualidade, promovida pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP), em parceria com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e Governo do Estado do Rio Grande do Sul, abordará os temas Planejamento Estratégico e Benchmarking, através de palestras e de apresentações de cases de empresas que conquistaram o Prêmio Qualidade RS e o Prêmio Nacional da Qualidade
Data: terça-feira, 18 de outubro de 2005, a partir das 8h30min.
Local: Teatro do Sesi / Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787) em Porto Alegre/RS.
Outras informações: pelo telefone (51) 3221.2663, ou pelo site www.portalqualidade.com/home.asp

-Ipurb começa a dar forma ao Plano Diretor Rural em Bento Gonçalves
Uma reunião realizada na semana passada na sede do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ipurb) de Bento Gonçalves definiu os primeiros detalhes práticos para a futura implementação de um Plano Diretor Rural no município. No encontro os subprefeitos receberam orientações e esclareceram dúvidas sobre o projeto. A iniciativa de ordenar o crescimento da zona rural é pioneira no Brasil. A idéia é seguir também no interior o que o Plano Diretor já prevê na zona urbana, resguardadas as devidas características das localidades.O primeiro passo foi classificar cada distrito conforme sua vocação e peculiaridades. Regiões turísticas como o Vale dos Vinhedos ficaram definidas como áreas prioritárias de preservação da paisagem. Em locais também voltados para o aspecto cultural, como São Pedro, a idéia é regulamentar a preservação do patrimônio. Em distritos com vocação mista, como Pinto Bandeira, Faria Lemos e Tuiuty, a maior preocupação será manter as características tradicionais e históricas. Os subprefeitos foram orientados sobre como fiscalizar e orientar a população sobre a obrigatoriedade de buscar respaldo no Ipurb. “Com este Plano Diretor Rural o interior passa a ser tratado como área urbana em termos de organização. Nada mais se faz na zona rural sem orientação do Ipurb”, explica o diretor do Instituto, Valdemir Carraro.
O projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Novas reuniões serão realizadas com a
participação dos subprefeitos e didade para a elaboração da proposta final do Plano Diretor Rural.
- CIC/BG recebe Gustavo Loyola - Ex-Presidente do Banco Central na próxima terça
Na próxima terça-feira, 18, o Ex-Presidente do Banco Central, Dr. Gustavo Loyola - estará falando para empresários no CIC, durante reunião-almoço que ocorre no Salão de Eventos da entidade a partir das 12 horas.Com o tema “Cenário Econômico do Brasil” o ex-presidente do Banco Central estará dando um panorama sobre o panorama do País e fazendo uma perspectiva da trajetória da economia no próximo ano.
Doutor em economia pela EPGE-FGV, Gustavo Loyola foi presidente do Banco Central em duas ocasiões (1992-1993 e 1995-1997). Atualmente participa de conselhos de administração de empresas no País e no exterior.Confirmações e informações para a reunião almoço do dia 18/10/05, pelo telefone (54) 451-1999, com Denise.

----------------------------------------------------------------------------------------
Clipping:
- Votação da MP do Bem preocupa empresários -
Dirigentes de entidades empresariais lamentaram o fato da Medida Provisória 252 não ter sido votada na terça-feira, no Congresso Nacional. O prazo para a apreciação da medida termina na quinta-feira, mas não há nenhuma sessão deliberativa marcada na Câmara. A medida é também conhecida como MP do Bem e estabelece isenção de impostos na compra de máquinas e equipamentos para o setor produtivo, além de promover isenções na compra de computadores com preço final de até R$ 2,5 mil, através do programa PC para Todos.O presidente da Associação Brasileira da Infra-Estrutura e da Indústria de Base (Abdib), Paulo Godoy, recebeu com apreensão a notícia de que a votação da MP do Bem foi adiada. “Além da Medida Provisória 252 diminuir a carga fiscal em algumas áreas, uma das promessas do governo ao setor produtivo, impediu a adoção de outras medidas que não significam isenção de impostos, mas sim a redução do custo de fazer negócios no Brasil”, disse em nota, destacando que a entidade continuará a insistir, junto ao governo e a parlamentares, medidas de desoneração fiscal e melhoria do ambiente de negócios para o setor de infra-estrutura.O presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Ruy de Salles Cunha, disse que a não-aprovação da MP do Bem trará prejuízos aos programas de incentivo de exportações de software e serviços e de modernização das empresas para compra de bens de capital. Ele citou ainda que o programa PC para Todos já começava a apresentar os primeiros resultados à indústria brasileira. “O Poder Executivo tem de se movimentar urgentemente para corrigir este trágico problema, para que não sofra mais um desgaste em sua imagem perante a comunidade empresarial brasileira”, avaliou. (fonte: Jornal O Estado de Minas)
- Exportador pode obter informações sobre normas internacionais pela internet
Os exportadores brasileiros contam agora com apoio técnico do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior para o cumprimento de "Exigências Técnicas Internacionais". Com isso, eles podem evitar prejuízos e dar mais agilidade às operações de compras e vendas. As empresas vão poder checar pela internet se o seu produto atende às normas internacionais e às exigências de mercado, dentro do incremento que vem acontecendo no processo de trocas entre os países, decorrente da abertura dos mercados. O ministério se propõe a divulgar regulamentos, diretivas e normas técnicas, que especificam padrões mínimos para que os produtos sejam aceitos. As instruções mostram que, "o produto que estiver adequado a normas mais exigentes satisfará naturalmente a países e mercados onde o nível de exigência for mais brando". Em geral, as exigências técnicas estão ligadas a saúde, segurança e meio ambiente, assim como à responsabilidade social. O sistema de consultas, lançado ontem em São Paulo vai ser inserido na página do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior na próxima semana, mas pode provisòriamente ser acessado no site www.exigenciastecnicas.ipt.br, do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do ministério [não é, o IPT é do governo do estado de São Paulo]. O usuário deverá cadastrar o seu nome e uma senha para ter acesso às consultas. As informações estão atualizadas para produtos específicos e datas de realização dos atendimentos. (fonte:Panorama Brasil 14/Outubro/2005 )
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment