Últimas

A intenção de transformar a Fenavinho Brasil em uma OCIP- Organização da Sociedade Civil de Interesse Público deve provocar na sociedade bentogonçalvense uma reflexão. Quais as vantagens e benefícios que a Fenavinho como OCIP pode obter? Por ser uma qualificação e não uma forma de organização em si mesmo,vários tipos de instituições podem solicitar a qualificação como OSCIP. Para ser uma OCIP a finalidade institucional vai expressa no estatuto social. Portanto os estatutos terão que ser modificados.

As OSCIPS são organizações democráticas controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões.

A OSCIP é administrada por:
Assembléia Geral – composta pelos associados
Diretoria – eleita pela Assembléia Geral, responsável pela administração da instituição.
Conselho Fiscal – também eleito pela Assembléia Geral e responsável pelo acompanhamento do cumprimento do estatuto social por parte de todos os associados, pelo acompanhamento do cumprimento das políticas e decisões aprovadas pela Assembléia Geral.

As OSCIP's podem ser constituídas por um número ilimitado de pessoas físicas. Para preencher todos os cargos (diretoria e conselho fiscal) previstos na legislação, deverá ser composta por um mínimo de 10 pessoas. Seus dirigentes podem inclusive ser remunerados, se assim os associados quiserem.

Mas entre vantagens e desvantagens, no caso da Fenavinho, parece ficar claro que a origem do interesse está, evidentemente, na institucionalização do acesso a repasses de fundos públicos. Nas últimas duas edições do evento foram consumidos perto de R$ 1 milhão em verbas públicas.

É necessário também, saber quem irá integrar esta OCIP, qual a origem das pessoas que vão integrar a diretoria e o conselho fiscal? Quem vai comandar isso? Tem-se que conduzir o processo de forma mais transparente possível, para que não haja interesses particulares e nem políticos. A Fenavinho é uma marca de Bento, de sua gente, de sua história, que garantias serão previstas para que isso seja preservado? São preocupações que precisam estar presentes nesta transição.

Durante o processo de discussão da Lei que criou as OCIPs e até cerca de dois anos após sua promulgação, observou-se um intenso debate ideológico entre os que eram favoráveis e os que eram contrários à nova legislação.

As opiniões favoráveis comemoravam a nova legislação como um importante passo em direção ao reconhecimento, por parte do Poder Público, do papel fundamental que o Terceiro Setor desempenha no desenvolvimento social e econômico. Já as opiniões desfavoráveis apontavam a falta de legitimidade da lei, elaborada por grupos que não representavam integralmente o setor, e o risco de enfraquecimento do papel político das organizações que aderissem ao novo modelo.

Passados dez anos, temos quase cinco mil organizações qualificadas. Esse novo instrumento foi criado com base em princípios como transparência, ética, compromisso com a boa utilização dos recursos públicos e qualidade dos serviços prestados. Além disso, foi desenhado para proporcionar vantagens como maior flexibilidade na aplicação dos recursos, mecanismos de avaliação focados no alcance de resultados, regras mais claras e bem definidas de prestação de contas e responsabilização em caso de uso indevido dos recursos. È tudo o que esperamos que aconteça com quem vai gerir o processo e a própria Fenavinho.

O tempo parece ser o inimigo. A próxima edição da Fenavinho será no verão de 2011. Para que a nova gestão assuma o evento, que os estatutos sejam aprovados, que tudo aconteça de acordo com a Lei, será preciso esforço conjunto de todos os envolvidos para aprontar tudo o quanto antes afim de não se obter prejuízo algum na organização da próxima edição. Menos de um ano será suficiente para isso? Será?
-----------------------------------------------------
40 novos policias militares e pelo menos 7 novas viaturas em Bento

Em abril, quando os 40 novos policiais militares da Brigada estiverem concluído o curso de formação de soldados em Bento Gonçalves, o Consepro vai doar sete viaturas para a segurança pública em Bento. Vão aproveitar a cerimômia de formatura para entregar as viaturas. Os empresários locais vão contribuir com três delas, o governo do estado outras três e o restante será oriundo dos recursos que o Consepro arrecadou.
-------------------------------------------------------
Desrespeito ao símbolo nacional

É o que denuncia a ouvinte da Rádio VIVA NEWS, Claudete que flagrou o descaso, desrespeito e falta de civismo em um posto de combustível próximo a cidade de Barracão-RS na BR 470. ( clique na foto para ampliar)

------------------------------------------------------
Tá quente? vá patinar no gelo


A partir desta terça-feira, 16 de fevereiro, quem for ao Iguatemi em Caxias poderá patinar no gelo. A pista de patinação no gelo está instalada na praça de eventos e tem aproximadamente 260 metros quadrados. 70 pessoas podem patinar ao mesmo tempo e com total conforto. A novidade vem acompanhada de equipamentos especiais para garantir a segurança dos patinadores e conta com monitores qualificados que fornecem o apoio necessário, especialmente para as crianças. A atração permanece no Iguatemi Caxias até 4 de abril e funciona durante o horário do Shopping.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment