Gustavo Loyola esteve em Bento nesta quinta
A Associação das Indústrias de Móveis do RS-Movergs promoveu nesta quinta-feira (05) em Bento Gonçalves o XXII Congresso Movergs. O evento reuniu cerca de 400 pessoas, na maioria profissionais do setor e associados. Na última palestra do dia o doutor em Economia e ex-presidente do Banco Central do Brasil, Gustavo Loyola fez uma apresentação do quadro econômico atual de alguns países europeus, China e do Brasil.

Loyola fez uma análise da economia europeia e prevê um cenário duradouro da crise. “A expectativa é que a crise econômica na Europa ainda dure muito tempo, uma vez que não é de solução fácil; porém não terá explosão que venha atingir a economia brasileira”, assegurou.

Sobre a expansão da economia no Brasil, Loyola prevê um crescimento mais moderado a uma média de 1% a cada trimestre nos próximos quatro semestres. “ A confiança do consumidor continua alta, a taxa de desemprego está cada vez mais próxima do natural, o comprometimento da renda não é excessivamente preocupante dado que a renda também tem crescido, assim a renda real e a massa salarial devem continuar em expansão” disse.

Para o setor moveleiro, a expansão do crédito imobiliário pode significar uma oportunidade de crescimento em vendas, Gustavo Loyola apresentou dados que demonstram que o volume de crédito imobiliário no Brasil é um dos menores do mundo só maior do que a Rússia atualmente.

“Agora, todos os motores estão acelerando; o crédito crescendo; a renda dos consumidores se elevando; o desemprego caindo e a confiança se mantendo num nível muito alto. Isso nos faz antecipar um crescimento de consumo nos próximos meses e da produção industrial”, analisou ainda o ex-presidente do Banco Central.

As preocupações recaem principalmente diante das dificuldades enfrentadas pela indústria brasileira para ser competitiva no mercado externo, conseqüência do excessivo custo tributário e da falta de investimentos em infra estrutura. Durante a manhã, a programação foi marcada pela fala de abertura do presidente da entidade, Ivo Cansan; da apresentação do “Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil”, feita pelo sócio-diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial (Iemi), Marcelo Prado, e pela palestra “Mudar e Essencial”, do professor e consultor Clóvis de Barros Filho.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment