Fake news expõe fragilidade nas pesquisas presidenciais

Um boato que circula nas redes sociais e no WhatsApp alardeia que um levantamento do instituto Paraná Pesquisas em que aponta o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL-RJ) na liderança da disputa pela Presidência da República em todos os estados brasileiros trata-se de mentira. Segundo os números fictícios, Bolsonaro lidera mesmo com a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e bate o petista com boa folga em 25 estados e no Distrito Federal. Procurado pela imprensa, Murilo Hidalgo, presidente do Paraná Pesquisas, classificou os números atribuídos ao instituto como “fake news”.

“O Instituto Paraná Pesquisas não realizou essa pesquisa que mostra em todos Estados. Trata-se de uma Notícia Falsa. Nos próximos dias o Instituto Paraná Pesquisas estará tomando as medidas cabíveis e possíveis para esse caso”, diz o instituto, por meio de nota.

De fato, alguns números são apresentados de uma maneira para atender às conveniências de uns, e de outra para atender aos interesses de outros. É preciso estar atento e desconfiar. O mundo das mentiras virtuais tomou tamanha dimensão que nos últimos anos, tornaram-se frequentes as denúncias de estudos que falsificam dados ou copiam por completo outras pesquisas,e que são desmascarados on-line.

O editor só publica aqui dados de pesquisas em que sites e veículos de comunicação consagrados já publicaram
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment