Amada Cozinha: O Restaurante do Azeite em Caxias

FABIO GRISON /DIVULGAÇÃO/JC
A sommelier de azeites e sócia da Amada Cozinha, Maria Beatriz Dal Pont comemora o sucesso do negócio iniciando em 2017 em Caxias do Sul. Na movimentada avenida Julio de Castilhos, uma casa da década de 1940 abriga um espaço de coworking na parte superior, e no subsolo, o restaurante. Comandado por Maria Beatriz Dal Pont e Carolina Dal Pont Branchi – mãe e filha -, o negócio começou como serviço de eventos. O restaurante ainda recebe eventos privados, para até 80 convidados, e opera como cafeteria, com oferta de doces, mas o foco do empreendimento é valorizar o consumo do azeite gaúcho, por isso os pratos do cardápio foram elaborados para harmonizarem com o sabor da oliva.

Maria Beatriz foi professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e nos últimos 20 anos dedicou-se à estruturação e coordenação de cursos de gastronomia em universidades, tendo ajudado a implementar a Escola de Gastronomia da UCS em Flores da Cunha, em uma parceria com o Italian Culinary Institute For Foreigners (ICIF). Ela realiza cursos e treinamentos sobre azeite de oliva.


Restaurante do Azeite

A valorização do azeite extra virgem nacional se dá pela harmonização com as marcas Batalha, Capolivo, Verde Louro e Casa Gabriel Rodrigues, todas apresentando um tipo de blend ou varietal - produzidas no Rio Grande do Sul.

Maria Beatriz explica que o trabalho do sommelier de azeites é bastante vasto e ainda não se estabeleceu como seria necessário. “O setor oleícola brasileiro é ainda muito jovem, mas temos já marcas importantes e de muita qualidade. É preciso desfazer o equivoco que somente o produto estrangeiro tem qualidade. Aliás é o contrário: não existe produto importado que bata a qualidade dos azeites nacionais”, garante. Ela seguirá ministrando cursos, workshops e degustações que realiza desde 2017, com o propósito de dar notoriedade aos azeites extravirgem.


O Amada Cozinha, fica no Coworking Colavoro, na Avenida Júlio de Castilhos, 1989, em Caxias do Sul. O horário de atendimento é de segundas a sextas, das 10h às 19h, e sábados, das 10h às 15h30min. O local conta com estacionamento exclusivo para clientes. ( Com conteúdo do JC).


SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment