Bolsonaro "joga pra torcida" ao propor que Estados zerem ICMS sobre combustível

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (5) que vai zerar os tributos federais sobre combustíveis se os governadores aceitarem zerar o ICMS (imposto estadual). Ele disse que está lançando um “desafio” aos governadores. “Eu zero federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, afirmou Bolsonaro a jornalistas na saída da residência oficial do Palácio da Alvorada.

O Presidente " jogou pra torcida" e a imprensa caiu na armadilha.  Bolsonaro sabe que não tem como. Se não sabe, o ministro Guedes vai dizer à ele. Ele sabe que zerar o ICMS é insustentável. Os Estados e os municípios seriam duplamente prejudicados se a ideia prosperasse. Além de perder a receita de ICMS, os Estados perderiam a Cide, cobrada pela União e usada para investimento em rodovias. A União só abriria mão do PIS/Cofins, que é a menor parte na formação do preço do combustível. É loucura.

De qualquer forma, é fato que o ICMS dos combustíveis é alto demais. Acredito ser possível discutir alternativas, mas para isso é preciso ouvir pelo menos os governadores e colocar os técnicos para conversar sobre alternativas. 

Enquanto isso o presidente segue sua estratégia de pautar diariamente a imprensa com declarações bombásticas e invariavelmente polêmicas.


SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment