Notas da Semana

-Aconteceu ontem(21) no CIC de BG uma reunião com 26 representantes, das 42 entidades de classe, que compõem, O Movimento Justiça Tributária “Já”,
Uma das deliberações da reunião foi alterar a denominação do moviemtno para: “Fórum das Entidades Por Bento Gonçalves”. A pauta tratou também assuntos relevantes no que tange a representatividade política na esfera Estadual e Federal, da qual o município perdeu há quase 20 anos.
A questão mais relevante definida pelo Fórum das Entidades Por Bento Gonçalves, na ocasião é que as entidades que compõem o movimento se unirão no sentido de conscientizar a comunidade e, principalmente, os partidos políticos do município para que lancem dois únicos candidatos, um para deputado federal e outro para deputado estadual, independente de partido político e nomes, possibilitando assim que os candidatos sejam efetivamente eleitos.
---------------------------------------------------------------
- Há cerca de seis anos, a Vinícola Salton implantou, na região de Bagé e Santana do Livramento, um projeto para ampliar o plantio de uvas viníferas tintas. Através de uma parceria entre a vinícola e os produtores dessa região, a Salton financiou toda a tecnologia, mudas certificadas e insumos. Com cerca de 162 hectares conduzidos em sistema de espaldeira, que propicia uvas de excelente qualidade para vinhos de alta gama, a escolha da região deu-se com base em dados anteriores e também devido a um estudo realizado por uma universidade da Califórnia, especializada em vitivinicultura, que indicava fatores climáticos, solos e topografia favoráveis ao cultivo de videiras. Conforme Agliberto Bianchi, Engenheiro Agrônomo da Salton, "A presença de pouca chuva desde a metade de janeiro até março, e a suspensão da irrigação feita pelos produtores nos parreirais, trinta dias antes da colheita, favoreceu a excelente qualidade das uvas". As altas temperaturas que variam de 30º a 35º durante o dia, solo arenoso com teor de argila de 15% a 18%, topografia ondulada, umidade relativa baixa, ventos secos e ótima drenagem do solo, também contribuem para que haja uma boa maturação, já que todos estes fatores são propícios para o cultivo de uvas viníferas tintas. Nestas últimas semanas de safra, que deve encerrar-se no final deste mês, a Salton está recebendo de Bagé e Santana do Livramento as variedades como Merlot, Tannat, Shiraz e Cabernet Sauvignon, que estão atingindo uma média de 20º a 23º babos e excelente estado de sanidade. Espera-se, que somente esta região, traga à vinícola um milhão de quilos. Com o objetivo de confirmar o potencial destas uvas para a elaboração de vinhos diferenciados, todas as variedades estão sendo vinificadas separadamente.
--------------------------------------------------------
InternetSul confirma apoio à FITBrasil
A Associação Riograndense dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Internet no Rio Grande do Sul (InternetSul) confirma seu apoio à Feira Internacional de Tecnologia da Informação e Comunicação (FITBrasil), de 15 a 18 de maio de 2007, em Bento Gonçalves. “Os eventos tradicionais de tecnologia da informação não estão atendendo mais às necessidades do setor”, destaca Adalberto Schiehll, presidente da InternetSul. “Por isso, uma feira focada no público técnico e empresarial, com potencial para promover a geração de negócios e a participação do mercado global, será bem-vinda pelo segmento”. O apoio facilitará a divulgação do evento entre os associados à entidade. A InternetSul também deverá organizar um seminário para tratar de temas de interesse dos provedores de Internet.O presidente da FITBrasil 2007, Antônio Antunes de Lima, informa que a diretoria do evento está trabalhando intensivamente na captação de apoio das entidades que atuam na área. “Esse suporte irá garantir a participação de expositores e visitantes qualificados”, afirma. Além da InternetSul, a feira já conta com o apoio do Sindicato das Empresas de Informática do Rio Grande do Sul (Seprorgs) e da Sociedade de Apoio ao Desenvolvimento de Software (Softsul). Com a expectativa de reunir 300 expositores e atrair 20 mil visitantes, a FITBrasil estima gerar cerca de R$ 60 milhões em negócios.
----------------------------------------------------------
CIC de Caxias organiza missão de empresas italianas na cidade
Em abril, Caxias do Sul receberá 32 empresários italianos. A Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul realiza até dia 10 de abril, inscrições para as empresas de Caxias do Sul e região que queiram participar das “Rodadas de Negócios”, dia 25 de abril, que contará com a presença de 32 empresários da Itália. O encontro, uma ação do projeto de cooperação internacional da CIC com a Compagnia Delle Opere da Itália, que acontece de 24 a 26 de abril, conta com o patrocínio da Comunidade Comum Européia e apoio do Sebrae.
Segundo o diretor de Negócios Internacionais da CIC, Plínio Mioranza, os empresários europeus viajarão de Milão especificamente para o encontro com empresários da região. Para ele a missão italiana em Caxias do Sul, vai proporcionar uma série de benefícios às empresas da cidade. “Além da troca de experiência entre as empresas destes dois países, o encontro na CIC pode gerar a troca de produtos, a geração de parcerias tecnológicas e até a instalação de novas fábricas”, destaca Mioranza. Empresas interessadas em participar do encontro devem entrar em contato com o Departamento de Negócios Internacionais da CIC pelo (54) 3218.8030.
-----------------------------------------------------------------
Câmara dos Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves. Foram cinco os lojistas mais votados pelos associados da entidade. O lojista mais votado e eleito Mérito Lojista 2005 f oi Gerson Baldissera da rede de postos de combustíveis Serra Gaúcha.O Mérito Lojista 2005 em seu pronunciamento destacou a importância do atendimento que os lojistas devem prestar, referindo-se a forma de atender característica das empresas familiares.
Gilmar Guidolin, Helenir Bedin, Jamirton Benazzi e Jussara Valtaich receberam como forma de reconhecimento da entidade Certificados de Honra. O evento foi muito prestigiado. Cerca de 250 pessoas se fizeram presentes no salão de eventos do Hotel DallOnder. Autoridades e representantes de entidades ligadas ao comércio como o presidente da Federação Estadual das CDL’s Mauro Bessa e o presidente da Confederação Nacional das CDL’s o gaúcho Carlos Henrique Levandoski também compareceram. O Mérito Lojista é um reconhecimento ao empresário que tenha se destacado pela sua atuação junto ao comércio local. O presidente da CDL/BG Carlos Lazzari destacou que o Mérito Lojista é resultado de um reconhecimento dos próprios lojistas aos agraciados. ( ouça ao lado) .A CDL também homenageou o lojista Alcides De Gasperi, que passa a fazer parte da Galeria dos Ex-Presidentes da CDL.A Rádio VIVA AM transmitiu na íntegra a cerimônia com o apoio da Rede de Hotéis DallOnder e da CDL.
PERFIL GERSON LUÍS BALDISSERA
Natural de Veranópolis, Gerson Luís Baldissera é formado em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior. Residiu e trabalhou durante 22 anos em Caxias do Sul e há 20 anos está em Bento Gonçalves. Atua no comércio de combustíveis e lubrificantes há 34 anos. No ano de 1985, quando chegou em Bento Gonçalves, adquiriu registro para construção de um posto de abastecimento na entrada do Parque de Eventos da cidade: Posto Serra Gaúcha Ltda. Pioneiro no atendimento self-service e por muitos anos campeão de vendas no estado na Categoria “Posto Cidade”, passou a integrar a bandeira Ipiranga em 1997. Atualmente, possui seis pontos em loais estratégicos de Bento Gonçalves: Posto de Serviços Serra Gaúcha Ltda. (Av. Castelo Branco - entrada Parque de Eventos); Abastecedora Mônaco Ltda. (Rua Saldanha Marinho – Centro); Auto Posto Botafogo (Rua Fortaleza – Bairro Botafogo); Posto de Serviços Belluno (RST 470); San Diego Combustíveis Ltda. (Tamandaré) e Abastecedora Minneápolis Ltda. (Bairro Progresso).
----------------------------------------------------------------
Projeto Viva a Natureza deverá atingir cinco mil alunos do Estado
A Feira Internacional de Ecologia e Meio Ambiente (Fiema Brasil 2006), de 3 a 6 de maio, em Bento Gonçalves (RS), busca aliar a geração de negócios para a indústria a iniciativas de caráter social. É o caso do projeto Viva a Natureza, destinado a crianças de 4 a 11 anos de idade, de escolas do ensino fundamental no Estado.
“Embora seja um evento técnico e empresarial, a Fiema Brasil evidencia um tema que exige reflexão por parte de toda sociedade”, destaca César Rubechini, presidente da feira. “O Viva a Natureza foi criado para dar ao evento esse alcance social, ensinando as crianças a respeitar a natureza e contribuindo para que, no futuro, elas tenham uma relação construtiva com o meio ambiente”.
O Viva a Natureza contará com um espaço próprio na feira, onde serão desenvolvidas atividades relacionadas a questão ambiental, como exposições, contos, laboratórios de análise microscopia, vídeos e oficinas com materiais reciclados. O projeto também inclui o lançamento de um livro temático, especialmente dirigido ao público infantil, com tiragem de 30 mil exemplares.
Uma das atrações de maior destaque no projeto será o Museu Itinerante de Ciência e Tecnologia da PUC-RS (Promusit), que, numa área de 1500 metros quadrados, irá oferecer ao público exposições interativas, oficinas pedagógicas, palestras e shows que ensinam noções de física, biologia e ecologia. A orientação das atividades será dada por pedagogos e professores.
O Viva a Natureza é uma iniciativa da Fiema Brasil 2006 e do Colégio Marista Aparecida Bento Gonçalves. Conta com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Museu de Ciência e Tecnologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). (Fonte: Assessoria de Impresna da FIEMA)
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment