
A recuperação e o futuro de pouco mais de 80 quilômetros de rodovias que ligam as principais cidades da serra à capital, foram debatidas na tarde desta segunda-feira (10) em Garibaldi, durante evento que reuniu prefeitos, lideranças empresariais da região, deputados estaduais e três secretários de Estado do governo Eduardo Leite.
O evento contou com a presença do presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e prefeito de Garibaldi, Antônio Cetollin, o presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) e prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin; representando o Estado, estiveram presentes o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, secretário de Governança e Gestão Estratégica, Claudio Gastal e o secretário extraordinário de Parcerias, Bruno Vanuzzi, além dos deputados estaduais Fran Somensi e Tiago Simon.
O governo do Estado apresentou alternativas para a concessão pública dos trechos das rodovias ERS-446 que liga São Vendelino à Carlos Barbosa, ERS-122, São Vendelino à Farroupilha, RSC-453, Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha e a VRS-813 que liga Garibaldi à Farroupilha.
O secretário estadual de Parcerias, Bruno Vanuzzi explicou que deverá ser finalizado em um prazo de 60 a 90 dias um estudo definitivo para ser apresentado com a modelagem da concessão. Serão pelo menos quatro lotes, e em cada um deles estaria previsto praças de pedágio, o que não é ruim. Estradas boa com pedágios são ótimas para o usuário, o que é preciso é cuidado com relação as garantias de tarifas justas e com garantias de investimentos nas próprias estradas.
Outro fato positivo é de que a liderança política do prefeito de Garibaldi, Antônio Cetollin que é presidente da FAMURS e do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin que é presidente da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) tem produzido importantes avanços na solução definitiva para o problema das estradas da região.
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