tudo isso confirma que o novo presídio regional de Bento Gonçalves acaba de impor à população carcerária uma nova realidade. A de que existem regras e elas devem ser cumpridas. Não serão mais os presos que irão ditar regras ao sistema sob ameaça de rebelião. A nova Penitenciária Estadual recentemente inaugurada em Bento, esperada há mais de 30 anos pela população, é antes de tudo um local de reclusão e de disciplina.
No último dia 25 de janeiro, detentos fizeram cinco reféns em uma rebelião. Pequenos focos de incêndio, na galeria D, foram gerados , mas foram controlados pelos Bombeiros. A polícia jogou bombas de efeito moral para dissipar o tumulto. Tudo começou porque, segundo familiares dos presos, os agentes penitenciários teriam se negado a atender as solicitações de alguns detentos quanto as visitas.
Mas tudo foi controlado rapidamente. Ou seja, se a ocorrência dos fatos fosse na antiga casa prisional localizada no centro da cidade, o caos seria eminente. A fuga poderia ser em massa, e a população estaria novamente entregue a própria sorte.
Rebeliões com o objetivo de pressionar a administração penitenciária para ceder diante das regras, nunca mais.
Blogger Comment
Facebook Comment