Quem tem mais força? O voto do servidor público ou voto do povo?

Najara Araújo/Câmara dos Deputados
A Câmara, por 316 votos a 165, decidiu na noite desta quinta-feira, 20 manter o veto de Jair Bolsonaro que proíbe o reajuste salarial de servidores até o fim de 2021.

A votação foi viabilizada após um acordo entre o Planalto e os partidos do Centrão. Na quarta (19), o Senado tinha votado pela derrubada do veto.

O raciocinio é simples: É melhor fica de mau com parcela dos servidores públicos, neste caso os da saúde e segurança, do que da maioria da população que acha que o servidor público já recebe o bastante pelo seu trabalho.

O placar foi de 316 votos sim (pela manutenção do veto), 165 votos não (pela derrubada) e duas abstenções.

A proibição de reajuste para o funcionalismo público foi uma contrapartida do governo federal para repassar R$ 60 bilhões aos estados e municípios, em maio, como forma de diminuir o impacto da crise gerada pela pandemia no país.

O projeto não concedia reajuste automaticamente – apenas autorizava estados e municípios a fazê-lo caso quisessem. Seria preciso que cada Legislativo local aprovasse textos específicos. Ou seja, pepino de novo para os prefeitos.

"O resultado de votação é um resultado daquilo que é construído, daquilo que a nossa democracia nos dá. Câmara e Senado têm trabalhado. Quando uma vai numa linha que a sociedade mesmo está contra, a outra Casa conserta, e vai assim. A Casa revisora serve pra isso", disse o presidente da Câmara Rodrigo Maia.


SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment