Os dados foram publicados pelo Valor Econômico, veículo do mesmo grupo. O conglomerado informou que teve lucro líquido consolidado de R$ 167,8 milhões em 2020, queda de 77,7% em relação aos R$ 752,5 milhões registrados em 2019. Segundo relata o texto do jornal Valor, “apesar das dificuldades causadas pela pandemia, a empresa manteve, no ano passado, investimentos de R$ 4,5 bilhões em conteúdo e de mais de R$ 1 bilhão em tecnologia”.
A redução no lucro foi causada, diz a Globo, “pelo efeito da desvalorização do real sobre a dívida em dólar da empresa, sem efeito caixa”. Em 2020, o grupo terminou o ano com um caixa declarado de R$ 13,6 bilhões, cifra que seria “equivalente a 2,5 vezes a dívida da companhia no fim do ano, de R$ 5,4 bilhões”. No caso da queda de receita líquida consolidada (de R$ 12,5 bilhões em 2020 frente a R$ 14 bilhões de 2019), a maior queda “foi na publicidade, que responde por 60% da receita total”.
A Globo disse ter perdido 17% de faturamento em publicidade em 2020 na comparação com 2019. “Já nas receitas de conteúdo, que são os restantes 40% do bolo, o desempenho ficou ‘em linha’ com 2019”, afirma o grupo.
A queda na receita de publicidade tem sido constante para todos os meios de comunicação tradicionais, que enfrentam forte concorrência das empresas de tecnologia, com o Google sugando quase todas as verbas do mercado.
Há pelo menos três anos que o Google no Brasil, sozinho, fatura mais do que Globo em publicidade.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Globo Comunicação e Participações foi de R$ 688 milhões, “queda de 26% sobre os R$ 933 milhões de 2019”. Segundo a empresa, “a margem Ebitda foi de 6% ante 7%, no ano anterior”. Já o resultado operacional líquido “foi de R$ 366,3 milhões, 36% abaixo dos R$ 573 milhões de 2019”
A Globo disse ter perdido 17% de faturamento em publicidade em 2020 na comparação com 2019. “Já nas receitas de conteúdo, que são os restantes 40% do bolo, o desempenho ficou ‘em linha’ com 2019”, afirma o grupo.
A queda na receita de publicidade tem sido constante para todos os meios de comunicação tradicionais, que enfrentam forte concorrência das empresas de tecnologia, com o Google sugando quase todas as verbas do mercado.
Há pelo menos três anos que o Google no Brasil, sozinho, fatura mais do que Globo em publicidade.
O Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) da Globo Comunicação e Participações foi de R$ 688 milhões, “queda de 26% sobre os R$ 933 milhões de 2019”. Segundo a empresa, “a margem Ebitda foi de 6% ante 7%, no ano anterior”. Já o resultado operacional líquido “foi de R$ 366,3 milhões, 36% abaixo dos R$ 573 milhões de 2019”
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