Colheita da uva no RS foi 39% menor

Resultado de imagem para colheita da uva
O Rio Grande do Sul colheu 39% menos uvas na safra 2019, mostram dados do Sistema de Cadastro Vinícola (Sisdevin), divulgados pela Secretaria de Agricultura do estado. Nesta temporada, a produção chegou a 404,7 mil toneladas, contra 664,2 mil toneladas na anterior.

De acordo com nota da entidade, a redução foi causada, principalmente, pela queda de granizo em outubro do ano passado, que comprometeu parreirais em municípios da Serra Gaúcha, como São Marcos, Nova Pádua, Flores da Cunha e Farroupilha.

Este é o primeiro ano que o Rio Grande do Sul compila os dados de forma oficial. “O Sisdevin é único e permite que o gestor público tenha informações para traçar as políticas públicas necessárias para alavancar o setor produtivo vitivinícola, que tem grande importância para a economia do estado”, destaca o secretário da Agricultura, Covatti Filho.

Através do sistema, foi possível detectar queda de 7,5% na produção de uvas destinadas à industrialização e a redução de 29,1% na produção de vinhos, em comparação à safra de 2018.

Na direção oposta, a produção de sucos integrais, adoçados e reconstituídos cresceu 48%. Já os espumantes saltaram 7,5% (alavancado pelo aumento de 58% de moscatéis) em relação à temporada passada.

POSTAGENS MAIS VISITADAS