Bolsonaro já tem plena convicção de nomear o filho para ser embaixador nos EUA

Eduardo Bolsonaro vinha atuando como chanceler informal e acompanhou o pai em todas as viagens internacionais Foto: Edilson Dantas / 10-6-2019
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) começou, nos bastidores, a avaliar as chances de aprovação, pelo Senado, de seu filho Eduardo Bolsonaro para oposto de embaixador nos EUA. Segundo assessores, ele está determinado a oficializar a indicação, mas teme uma eventual rejeição como derrota pessoal. Terá que enfrentar ainda um debate jurídico.

Um primeiro placar esboçado pelo Planalto aponta que Eduardo teria hoje o voto de 8 dos 17 integrantes da Comissão de Relações Exteriores, uma margem apertada. Caso o nome do deputado federal pelo PSL seja vetado, porém, o cenário pode ser revertido com maioria simples no plenário.

A insatisfação no Senado começa ase tomar pública. Para a presidente da CCJ na Casa, Simone Tebet (MDB-MS), a indicação “foi talvez o maior erro” de Bolsonaro. No entanto, o presidente voltou ontem a defender a ideia. “Se está sendo tão criticado, é sinal de que é a pessoa adequada. Fontes no Planalto revelaram para a imprensa que o presidente já teria decidido pela nomeação, que é questão de dias para ser oficializada.

Sendo as atribuições de embaixador desempenhadas por cargo político, estaria o presidente autorizado a nomear seu filho? A resposta ainda é incerta. A caracterização do nepotismo não está afastada em todo e qualquer caso de nomeação para cargo político. O caso terá que ser decidido pelo Supremo, embora o presidente, ao decidir, deve ter com certeza um amparo jurídico definitivo.
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment