CIC de Bento homenageia José Eugênio Farina

Resultado de imagem para jose eugenio farina

O empreendedor José Eugênio Farina, presidente do Conselho Consultivo da Corporação Todeschini, será homenageado nesta sexta-feira, dia 05, em Bento Gonçalves com o troféu Dom Empreendedor pelo Centro da Indústria Comércio e Serviços.

A distinção será entregue durante palestra protagonizada pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). O prêmio distingue personalidades de Bento Gonçalves por seu legado de contribuições com o desenvolvimento do município e região – uma outorga que homenageia as pessoas que fizeram e fazem a diferença no contexto local. Essa será a segunda edição da entrega do troféu – a primeira foi ao empresário Moysés Michelon (in memoriam).

José Eugênio Farina, tratado carinhosamente como “seu Geninho”, completará 95 anos no dia 10 de agosto. Natural de Bento Gonçalves, iniciou sua vida profissional com apenas 12 anos, como balconista de uma farmácia. Ao longo dos anos, trabalhou num armazém de secos e molhados, como balconista numa agência de automóveis até chegar ao cargo de diretor na Metalúrgica Bento Gonçalves e na Farina S/A, respectivamente.

Em 1971, ele adquiriu ações da Todeschini S/A, reconhecida como uma das mais proeminentes fabricantes de acordeões da América Latina, entretanto com o famoso instrumento já entrando em declínio comercial. Assim, direcionou sua ação para o mercado moveleiro. Após um incêndio que destruiu todas as instalações, iniciou uma caminhada rumo ao desenvolvimento e crescimento do mercado moveleiro brasileiro. Iniciava-se a fabricação de móveis componíveis. Atualmente, a Todeschini S/A é uma das maiores empresas do setor moveleiro, reconhecida internacionalmente, e atuando em diversos segmentos através de suas coligadas Italínea, Criare, Carraro, Avantti, Todesmade, Todesflor, Grato e Todescredi.

Farina também é reconhecido por sua contribuição comunitária. Durante sua trajetória, integrou diversas entidades empresariais e sociais, sendo presidente do CIC-BG, da Fenavinho, da Apae, do Conselho Administrativo do Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini, dentre tantas outras.

A reunião-almoço desta sexta-feira versará sobre a “Indústria Gaúcha em Movimento”. Neste contexto, integrantes da Fiergs apresentam três importantes ações em prol do desenvolvimento da indústria gaúcha, com a abordagem dos trabalhos do Conselho de Articulação Parlamentar (COAP), do Grupo de Política Industrial (GPI) e da Frente Parlamentar da Indústria Gaúcha.

POSTAGENS MAIS VISITADAS