Os assintomáticos são contagiosos?

Os assintomáticos são contagiosos?  Aqui está o que a ciência diz
A polemica continua após as declarações da Organização Mundial da Saúde sobre o fato de que os assintomáticos "raramente" transmitem o coronavírus e a conseqüente a dúvida persiste.

Não seria suficiente isolar os sintomáticos para fazer com que todos continuassem com a vida normal (incluindo escolas) sem apagar milhões de empregos? 

Em 8 de junho, a Dra. Maria Van Kerkhove , chefe da equipe técnica anti-Covid-19 da OMS, divulgou uma declaração decididamente forte: "É muito raro que uma pessoa assintomática possa transmitir o coronavírus", e logo após corrigiu a declaração alegando ter referido como "um conjunto de dados limitado". 

Nesta fase muito delicada da pandemia, seria aconselhável conhecer os resultados da pesquisa já disponível, antes de lançar-se em declarações ousadas e perigosas, arriscando condicionar as políticas de saúde de todo o planeta.

Até Walter Ricciardi , membro do comitê executivo da Organização Mundial da Saúde e consultor do Ministro Hope, é crítico, enquanto continua a apoiar a OMS.  "Pela OMS, houve uma resposta incorreta e imprecisa - explicou . "A transmissão assintomática é típica deste vírus e sua contagiosidade o prova . Em um mês, espalhou-se por todo o mundo quando outras pandemias levaram 6 meses ou um ano" disse.

Mas o que as evidências científicas reunidas dizem sistematicamente sobre esta questão de grande importância para a saúde pública atualmente? 

Em 3 de junho passado, os médicos Daniele Horan e Eric Topol publicaram uma revisão no Annals of Internal Medicine que resume as melhores evidências disponíveis sobre a infecção assintomática por SARS-CoV-2. Considerando a análise dos dados de 16 coortes do vírus, surgem as seguintes conclusões:
• Cerca de 40-45% das pessoas infectadas com SARS-CoV-2 estão livres de sintomas , sugerindo um alto potencial de propagação do vírus na população de maneira silenciosa e extensa. Considerando que nos várias coortes nem sempre é possível distinguir o assintomático do pré-sintomático (aqueles que ainda não desenvolveram os sintomas, mas o farão dentro de alguns dias), os pesquisadores relatam conservadoramente que as pessoas infectadas que não desenvolvem sintomas são pelo menos 30%.
• Indivíduos assintomáticos podem transmitir o vírus por um período prolongado, provavelmente até mais de 14 dias.
• Vários estudos, incluindo um realizado na Lombardia , mostram que indivíduos assintomáticos e sintomáticos têm uma carga viral semelhante que não coincide com a transmissibilidade do vírus, ainda não adequadamente estudada.
• A ausência de sintomas não é a mesma que a ausência de lesões: de fato, nas duas coortes que submeteram as tomografias incluídas ( Diamond Princess , Coréia do Sul ), foram detectadas anomalias pulmonares subclínicas de significado incerto no assintomático, o que requer estudos adicionais .
• Devido ao alto risco de difusão silenciosa por indivíduos assintomáticos, é essencial estender as estratégias de teste para pessoas sem sintomas.


Os assintomáticos foram mencionados pela primeira vez em fevereiro, quando um estudo relatou o caso de uma mulher de 20 anos de idade, de Wuhan, que passou o coronavírus para cinco membros de sua família sem apresentar sintomas. Muito se falou sobre o gerente de 33 anos de Munique, que na época era considerado o primeiro europeu a contrair a infecção na Europa (mais tarde passado por um cidadão francês). Em seu período de incubação, sem saber, ele infectou outros colegas. Só mais tarde ele manifestou os sintomas clássicos, tosse e febre, mas se recuperou em três dias.

Pesquisas descobriram que 73% das infecções ocorrem quando o indivíduo sem sintomas está no período de incubação, especialmente nos últimos três dos famosos 14 dias. Outro estudo tornado público em março reiterou o conceito: aqueles que não apresentam sintomas são mais contagiosos. 

Maria Van Kerkhove , chefe da unidade da OMS para doenças emergentes (aquela que disse que os assintomáticos raramente transmitem o vírus) interveio na questão na época, explicando que dados preliminares mostraram que os pacientes emitem mais vírus nos estágios iniciais da doença, mesmo quando são pré-sintomáticos. 

Pouco antes, em fevereiro, a OMS publicou um relatório escrevendo que a transmissão assintomática é relativamente rara e não é a principal via de transmissão, destacando que a maioria das pessoas que testou positivo e assintomático realmente desenvolveu sintomas alguns dias após o swab. 

Quando a OMS enviou uma equipe de médicos à China para revisar os dados encontrados, 75% das pessoas inicialmente classificadas como assintomáticas desenvolveram sintomas após exames, o que significa que a transmissão pré-sintomática provavelmente será frequente. 

Outra pesquisa confirmou esses resultados. Um estudo do CDC em pacientes com coronavírus em um lar de idosos no estado de Washington revelou que dos 23 positivos, apenas 10 apresentaram sintomas no dia do diagnóstico; dez outros desenvolveram os sintomas uma semana depois. 

Os CDCs também estudaram pacientes do Covid-19 a bordo do navio Diamond Princess, que estava em quarentena no Japão em fevereiro. Das 3.711 pessoas a bordo, 712 eram positivas, mas no momento do diagnóstico, metade delas era assintomática. 

Na Islândia uma empresa de biotecnologia testou 9.000 pessoas e descobriu que metade dos positivos era assintomática.

Mas os assintomáticos, que já vimos muitos, são contagiosos? Precisamente porque assintomáticos eles não espirram e não tossem, portanto emitem menos gotículas. Mas isso não significa que eles não sejam contagiosos. Em alguns estudos, constatou-se que a carga viral de assintomáticos era comparável àqueles com sintomas. É fácil para os assintomáticos infectarem especialmente na família, onde o tempo de permanência é maior

As evidências disponíveis até o momento mostram que a prevalência de indivíduos assintomáticos é um fator relevante na disseminação da infecção por Sars-Cov-2. Consequentemente, nesta fase da pandemia, as medidas de saúde pública devem ser orientadas tanto para identificar, rastrear e isolar indivíduos assintomáticos quanto para impor o distanciamento social e usar a máscara quando não for possível manter a distância de segurança.

De acordo com Pierluigi Lopalco, professor de Higiene da Universidade de Pisa, na Itália, o vírus permanece por muito tempo nas transportadoras e cadeias tortuosas de contágio feitas por assintomáticos que podem se propagar silenciosamente e entrar nos hospitais. Daí a necessidade de primeiro manter os hospitais seguros, onde há pessoas mais frágeis. 

O diretor da clínica de doenças infecciosas do hospital San Martino, em Gênova, Matteo Bassetti expressa "cautela" em relação à posição da OMS , observando que existem três tipos diferentes de assintomáticos que, com base na carga viral que apresentam, podem ser  mais infecciosos ou menos. 

Existem, ele explica, os assintomáticos que permanecerão como tais e que são portadores saudáveis ​​do vírus; estes teriam uma carga viral baixa e, portanto, não podem infectar. Depois, há os assintomáticos que em alguns dias desenvolverão os sintomas, os chamados pré-sintomáticos, com maior carga viral e maior probabilidade de serem contagiosos. Finalmente, existem paucissintomáticos, que mostram sintomas muito leves com uma carga viral ainda diferente. 

Isso pode explicar por que os poucos estudos publicados sobre assintomáticos costumam chegar a conclusões conflitantes. 

De maneira mais geral, seria de esperar que os pronunciamentos da OMS fossem feitos somente se baseados em certezas.

Fonte: Corriere Della Serra
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment