Divulgados os números das exportações de móveis do mês de maio

A ABIMÓVEL e a APEX-BRASIL, divulgaram os dados do monitoramento das exportações de móveis baseados no período de janeiro a abril de 2019. O relatório faz parte do conjunto de ações de Inteligência Comercial e Competitiva do Projeto Brazilian Furniture e constitui um importante meio de acompanhar e planejar as ações de exportação do Projeto Brazilian Furniture.

O monitoramento das exportações de móveis acompanha o comércio das suas quatro verticais: Estofados, Madeira, Metais e Colchões. Em abril de 2019, observou-se retração de 4,3% da soma dessas verticais quando comparadas com as exportações de mesmo mês do ano anterior (abril de 2018). As exportações em 2019, considerando dados acumulados de janeiro a abril, permaneceram estáveis nos embarques em relação ao mesmo período no ano passado, enquanto no acumulado nos últimos 12 meses comparado com igual período do ano anterior, tivemos crescimento de 8,7%.

O panorama geral revela ainda que o principal segmento de móveis exportados pelo Brasil é o de Móveis de Madeira, com 86,4% de participação sobre o total exportado em abril de 2019. Nesse mês isolado, notou-se recuo de 5,1% na exportação desse segmento frente ao mês de abril de 2018, e no acumulado no ano, o recuo foi de 1,8%, porém, ao analisarmos o acumulado nos últimos 12 meses, temos crescimento de 7,9% nesse segmento.

Em relação aos principais destinos do total das exportações de móveis, Estados Unidos, Reino Unido e Uruguai permanecem sendo os principais clientes, com os Estados Unidos seguindo como o mais relevante parceiro comercial, com as exportações brasileiras somando US$ 59,7 milhões no primeiro quadrimestre de 2019, resultando num valor 24,4% superior ao primeiro quadrimestre de 2018. Por outro lado, as exportações brasileiras para o Reino Unido, segundo principal destino, totalizaram cerca de US$ 21,6 milhões nos quatro primeiros meses de 2019, apresentando retração de 12,9% na comparação com mesmo período do ano anterior.

SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment