Covid-19 pode durar de 18 a 24 meses até que 60 a 70% da população tenha imunidade de rebanho

"Covid-19?  Vai durar de 18 a 24 meses, até 60 a 70% de imunidade de rebanho »
O que acontecerá no futuro com a pandemia de Covid-19 é impossível saber. No entanto, embora ninguém tenha uma bola de cristal, alguns cenários podem ser levantados com base nas oito pandemias de gripe que ocorreram desde a década de 1700. 

Estudo do Cidrap- Centro de Pesquisa e Política de Doenças Infecciosas da Universidade de Minnesota revela que o vírus nos acompanhará pelos próximos 18 a 24 meses e não parará até que 60-70% da população esteja imune, por contágio ou por vacina.

As lições anteriores

Que lições podem ser aprendidas das pandemias anteriores? Sete tiveram um pico imediato, que depois caiu sem nenhuma intervenção humana. Cada uma dessas seitas teve um segundo pico substancial cerca de seis meses após o primeiro. Alguns apresentaram ondas mais atenuadas de casos após o inicial.


Dada a transmissibilidade do Covid-19, será necessário que 60-70% da população se imune a atingir um limiar crítico que interrompe a pandemia.


E os cenários para o futuro provavelmente serão três.

Primeiro cenário: picos e quedas

A primeira onda é seguida por uma série repetida de ondas menores que se seguem por um período de 1-2 anos, diminuindo gradualmente a intensidade em 2021. Ondas que podem variar do ponto de vista geográfico e dependem de por medidas de mitigação e seu relaxamento. Dependendo da altura das ondas, a reintrodução de medidas de contenção pode ser necessária.


Segundo cenário: forte pico

No segundo cenário, a primeira onda é seguida por uma segunda e mais grave e por uma ou mais ondas menores subsequentes em 2021. Esse cenário exigiria a reintrodução de medidas de mitigação para não ocorrer o colapso de hospitais. É um cenário que segue o que foi vivido em 1918-19 com a influência espanhola. Depois de uma primeira onda menor em março de 1918, houve uma segunda onda importante no outono de 1918 e uma terceira ainda maior no inverno, que diminuiu gradualmente até o verão de 1919. Tendências comparáveis ​​ocorreram em 1957-58 e em 2009 -10.

Terceiro cenário: diminuição lenta

No terceiro cenário, a primeira onda é seguida por transmissões lentas e casos de contágio, sem uma direção precisa das ondas. Um cenário que pode diferir de uma área para outra e que, em qualquer caso, nunca foi registrado em pandemias passadas. No entanto, poderia ser uma possibilidade, segundo Cidrap, que prevê a presença de casos e óbitos relacionados ao coronavírus.


Menos grave, mas não nos abandonará

É possível, em conclusão, que com o passar do tempo o Covid-19 também siga o destino dos outros vírus: não nos abandonará e continuará a circular, sincronizando-se de acordo com um padrão sazonal com os outros patógenos e com menor gravidade.

(Publicado pelo Corriere-IT).
SHARE

Milan Tomic

Hi. I’m Designer of Blog Magic. I’m CEO/Founder of ThemeXpose. I’m Creative Art Director, Web Designer, UI/UX Designer, Interaction Designer, Industrial Designer, Web Developer, Business Enthusiast, StartUp Enthusiast, Speaker, Writer and Photographer. Inspired to make things looks better.

  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
  • Image
    Blogger Comment
    Facebook Comment